Tanca

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
30/11/21

Dams

Barragem Forquilha IV (Ouro Preto) tem nível de emergência encerrado e Norte Laranjeiras (Barão de Cocais) tem nível reduzido

Barragem Forquilha IV (Ouro Preto) tem nível de emergência encerrado e Norte Laranjeiras (Barão de Cocais) tem nível reduzido

A Vale informa que a barragem Forquilha IV, da Mina Fábrica, em Ouro Preto (MG), teve seu nível 1 de emergência encerrado, nesta terça-feira (30). Em Barão de Cocais, a barragem Norte Laranjeiras teve seu nível de emergência reduzido de 2 para 1. As mudanças atestam o aumento da segurança e estabilidade das estruturas e reforçam o compromisso da Vale com a segurança das pessoas que vivem próximas.

A barragem Forquilha IV passou por diversas melhorias neste ano, tais como adequação de acessos, correção de erosões e poda de vegetação. As ações foram realizadas com a utilização de equipamentos não tripulados, já que o acesso à barragem é restrito em conformidade com exigências do Ministério Público do Trabalho (MPT). A estrutura tem Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva.

A barragem Norte Laranjeiras também recebeu uma série de ações e investigações realizadas nos últimos meses e, embasada no posicionamento do Engenheiro de Registros (EoR), projetistas e corpo técnico da empresa, foi concluído que a anomalia (trinca) que, preventivamente, gerou a elevação para nível 2 da estrutura, em novembro de 2020, não afeta a estabilidade global da estrutura, o que possibilitou a redução do nível para 1. O monitoramento, controles de segurança e constantes inspeções na barragem reforçam esse entendimento.

O encerramento do nível de emergência da barragem Forquilha IV e a redução do nível de emergência de Norte Laranjeiras foram devidamente informados aos órgãos competentes, conforme diretrizes estabelecidas no Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e na legislação brasileira, incluindo a Agência Nacional de Mineração (ANM) e a auditoria técnica do Ministério Público de Minas Gerais (MPMG).

As barragens Forquilhas IV e Norte Laranjeiras, assim como todas as demais estruturas da empresa, são monitoradas permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) e recebem inspeções regulares de equipes internas e externas. A Vale segue empenhada no atendimento às melhores práticas internacionais de engenharia, tendo como foco, sempre, a segurança de trabalhadores e comunidades vizinhas à estrutura.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda