Schließen

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
27.12.22

Railways

Estrada de Ferro Carajás lidera classificação ambiental entre ferrovias brasileiras


A Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, administradas pela Vale, receberam as melhores avaliações ambientais entre as ferrovias brasileiras, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT). O Índice de Desempenho Ambiental (IDA) é aplicado pelo órgão federal responsável pela concessão, fiscalização e regulação das ferrovias brasileiras. Nesta edição, a Estrada de Ferro Vitória a Minas e a Estrada de Ferro Carajás receberam a 1ª colocação, com a melhor pontuação entre todas as ferrovias brasileiras com 0,86 em uma escala de 0 a 1. 

Para Paulo Oliveira, gerente de Meio Ambiente do Corredor Norte da Vale (mina, ferrovia e porto), “o resultado reflete o compromisso da empresa na priorização de ações sustentáveis, que visam ao desenvolvimento de empreendimentos atrelados à proteção do meio ambiente. Este reconhecimento demonstra para Vale que estamos com a “locomotiva” seguindo para o caminho correto”, afirma.


Representantes da Estrada de Ferro Carajás na premiação da ANTT que ocorreu em Brasília | Créditos: Divulgação

Sobre o IDA
O índice permite à ANTT acompanhar e incentivar as ferrovias a desenvolverem ações sustentáveis e de proteção ao meio ambiente. O indicador é formado a partir de quesitos como correta destinação de resíduos; reuso de água; controle de emissões; eficiência energética; relacionamento com moradores de cidades vizinhas às ferrovias; e iniciativas de preservação do meio ambiente. Ao todo, o IDA avaliou 15 indicadores de desempenho socioambiental e 34 critérios, como: Política Ambiental Institucional, práticas e resultados obtidos pelas concessionárias.


ISO 14000
A EFC se mantém nesta posição desde 2019, com constante evolução da nota. Em 2019: pontuação de 0,81;em 2020: 0,83 e em 2021: 0,86. Entre as ações desenvolvidas pela EFC destaca-se a manutenção da certificação ISO 14001 no Terminal Ferroviário de ponta da madeira e a certificação nesta mesma norma para toda linha tronco da EFC, do km 0 a 892 e o ramal ferroviário do sudeste do Pará, o que tornou a EFC a 1ª ferrovia da Vale certificada no Brasil. 

A ISO 14001 é uma norma internacional que define requisitos para implementação de um sistema de gestão ambiental eficaz, para garantir que as instituições desenvolvam práticas sustentáveis em seus negócios. A ideia é proporcionar a melhoria no controle de custos por meio da conservação de matérias-primas e energia e um processo contínuo de aprimoramento da gestão ambiental. 

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda