Schließen

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
15.09.21

Social

Fundação Vale lança Projeto Fazer Ciências em Itabira

Uma das atividades formativas do projeto foi o webinário para mais de 400 educadores da rede municipal

Em parceria com a Secretaria Municipal de Educação de Itabira e a Comunidade Educativa CEDAC, a Fundação Vale inicia na cidade o Projeto Fazer Ciências. O objetivo é organizar novas formas de ensinar e aprender Ciências e Matemática, permitindo que os estudantes possam ser protagonistas de suas aprendizagens, em um processo pautado pela investigação e resolução de problemas. Para isso, a iniciativa prevê a formação dos professores do Ensino Fundamental da rede municipal e demais profissionais, como a equipe da Secretaria Municipal de Educação, diretores escolares, coordenadores pedagógicos e especialistas.

Como um marco das atividades formativas iniciais, nesta quinta-feira (9) foi realizado um webinário com a participação de mais de 400 educadores de Itabira. Com o tema “Outros tempos, outras possibilidades”, o evento levantou reflexões sobre os desafios da educação neste período pandêmico, as transformações no mundo e as possibilidades de atuação profissional na escola para a formação integral dos estudantes, com qualidade e equidade, a partir do ensino de Ciências e Matemática. A discussão foi conduzida pela diretora presidente da Comunidade Educativa CEDAC, Tereza Perez, e pelo editor científico da ZOOM Education for Life e coordenador pedagógico de Ciências do projeto Fazer Ciências. Vinícius Signorelli.

As formações seguem ao longo de 2021 e do próximo ano. Também está prevista a disponibilização de materiais e recursos didáticos para as escolas da rede municipal que atendem o Ensino Fundamental, colaborando com o desenvolvimento de práticas investigativas e projetos inovadores junto aos estudantes.

“Este é um tempo de muitos desafios, em que precisamos ressignificar a educação e experimentar novas formas de ensino. Uma escola forte é construída com profissionais qualificados e com um ambiente acolhedor e estimulante à troca de saberes. Por isso, recebemos com alegria esse novo projeto”, afirma a secretária de Educação de Itabira, Luziene Lage.

A gerente de territórios da Fundação Vale, Lívia Zandonadi, ressalta que o Fazer Ciências vem sendo construído de forma compartilhada e a partir de um diagnóstico realizado junto às escolas, educadores e alunos. “Acreditamos nos processos colaborativos e na cooperação técnica para o fortalecimento das políticas públicas na educação. Este projeto é resultado disso, dessa união de esforços e da troca de experiências e aprendizados”.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda