Schließen Schließen

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
10/18/22

Business

Vale e Defesa Civil realizam simulado de emergência em Itabira

Atividade de caráter preventivo envolverá comunidades localizadas na ZAS de barragens que formam o eixo Sul do sistema operacional de Itabira

A Vale, juntamente com as Defesas Civis Estadual e Municipal, realizará no dia 22/10, sábado, às 15h, simulado prático de emergência em Itabira, com a população localizada na Zona de Autossalvamento (ZAS) das barragens que formam o eixo Sul do sistema operacional de Itabira (Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal). A atividade, que é rotineira e tem caráter preventivo, deve envolver cerca de 16 mil empregados da empresa e moradores da região.

No horário do simulado, haverá o toque real de sirenes – antes é emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado – e os participantes deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura. Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito em vias municipais e rodovias de 29 bairros e também na zona rural de Itabira (veja aqui a relação completa).

O simulado é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.

Não houve alteração na condição de segurança das estruturas. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Além das ações preventivas do PAEBM, desde 2019, a Vale vem promovendo uma profunda transformação na gestão de suas estruturas de disposição de rejeitos, direcionada pelos aprendizados com o rompimento da barragem em Brumadinho e pelas melhores e mais rigorosas práticas internacionais estabelecidas pelo Padrão Global da Indústria para a Gestão de Rejeitos (GISTM, em inglês). O foco prioritário é a segurança das pessoas, a redução de riscos e cuidados com o meio ambiente.

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Foto:
Onda