Cerrar

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
1/6/20

Logistics

Estrada de Ferro Carajás e Estrada de Ferro Vitória a Minas são reconhecidas por desempenho ambiental

Ferrovias administradas pela Vale receberam as melhores classificações em índice da ANTT

A Estrada de Ferro Carajás e a Estrada de Ferro Vitória a Minas, administradas pela Vale, receberam as melhores avaliações ambientais entre as ferrovias brasileiras, de acordo com a Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT).

Pela primeira vez, o Índice de Desempenho Ambiental (IDA) foi aplicado pelo órgão federal responsável pela concessão, fiscalização e regulação das ferrovias brasileiras. A Estrada de Ferro Carajás obteve a pontuação 0,82 em uma escala de 0 a 1. Na sequência, está a Estrada de Ferro Vitória a Minas, com  0,78.

O índice permite à ANTT acompanhar e incentivar as ferrovias a desenvolverem ações sustentáveis e de proteção ao meio ambiente.

Para o gerente-executivo de Meio Ambiente da Vale, Bruno Ferraz, o resultado reflete o compromisso da empresa em aprimorar seus controles a cada dia. "A Vale possui uma governança que valoriza o aprendizado e a transparência nas ações de preservação ambiental. Para isso, dedica esforços no cumprimento de metas, na aproximação com as comunidades e na busca por soluções sustentáveis", afirma.

O indicador ambiental é formado a partir de quesitos como correta destinação de resíduos; reuso de água; controle de emissões; eficiência energética; relacionamento com moradores de cidades vizinhas às ferrovias; e iniciativas de preservação do meio ambiente.

Entre as ações desenvolvidas pelas duas ferrovias estão segregação de resíduos sólidos, reaproveitamento de água da chuva e sistemas de tratamento de efluentes, além de monitoramento automatizado da qualidade do ar.

Na Ramal Ferroviário do Sudeste do Pará existem 32 passagens para permitir a circulação de animais silvestres em área de floresta. Dentre elas, vale destacar as passagens aéreas para primatas e as passagens de viadutos para mamíferos e animais de grande porte.
Também é realizada a Caravana nos Trilhos, uma iniciativa socioambiental nos Estados do Maranhão e Pará. Em 2019, foram realizadas 37 edições, alcançando um público de mais de 18 mil pessoas.

Além disso, o Projeto Comunidade Sustentável, visa incentivar e capacitar pessoas, por meio da Educação Ambiental. Em 2019, a iniciativa beneficiou 245 moradores das comunidades de Piquiá, em Açailândia, e Murtura, em São Luís.

Cabe destacar que os dormentes gerados na manutenção da Estrada de Ferro Carajás são reciclados para reutilização em outras ferrovias.

Na Estrada de Ferro Vitória a Minas, 13 mil pessoas participaram de projetos de educação ambiental, palestras e oficinas no ano passado. O Ecoponto, por exemplo, foi desenvolvido em escolas do município de João Neiva (ES) e ajudou a recolher mais de 95 toneladas de materiais recicláveis. Já o projeto Jogue Limpo, em parceria com prefeituras e lideranças comunitárias, visa sensibilizar as comunidades sobre a importância do descarte correto de resíduos.
 
Segurança Ferroviária
A Estrada de Ferro Carajás e A Estrada de Ferro Vitória a Minas também foram classificadas pela ANTT como as ferrovias mais seguras do país. O comparativo, divulgado em fevereiro, considerou os índices anuais de acidentes de todas as estradas de ferro do Brasil.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda