Cerrar

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
28/2/24

Culture

Trem de Passageiros exibe filmes produzidos por moradores vizinhos à ferrovia

Produções do Curta Vitória a Minas II, projeto patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, passaram a ser exibidas durante o trajeto da Estrada de Ferro Vitória a Minas

O Trem de Passageiros da Estrada de Ferro Vitória a Minas passa a exibir filmes produzidos por vizinhos da ferrovia. Durante o trajeto, será possível assistir a dez produções feitas por moradores de diferentes cidades por meio do projeto Curta Vitória a Minas II, patrocinado pelo Instituto Cultural Vale por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura.


A opção de entretenimento está disponível nas telas instaladas em todos os carros da composição, tanto na classe econômica, quanto na classe executiva. Cada filme tem duração entre 12 e 22 minutos. Além das produções do projeto, os passageiros também podem assistir a filmes do circuito comercial durante a viagem, como Space Jam - Um Novo Legado, Homem - Aranha: Sem Volta para Casa, Fronzen II; entre outros.

Os temas dos curtas-metragens são variados e alguns foram apresentados em festivais nacionais e até mesmo premiados. O biólogo Luan Ériclis, de João Neiva (ES), criou uma história que mescla uma lenda local e exalta a força da natureza e da ancestralidade africana. A artista visual Rita Bordone, de Ipatinga, combinou tradição e fantasia em uma obra baseada em fatos reais. O jornalista Nilo Tardin fez um documentário sobre a influência do rock na identidade dos moradores de Colatina. Essas e outras histórias fazem parte do acervo que será exibido sobre os trilhos.

Para Rita, a atuação no Curta Vitória a Minas II foi positiva. “Este projeto realiza sonhos. Estou muito feliz por ter participado”, comenta.

Foto: Gustavo Louzada/Instituto Marlin Azul 


Os participantes do projeto tiveram acesso a uma imersão audiovisual para aprender com profissionais do cinema princípios básicos sobre roteiro, direção, produção, direção de fotografia, som, direção de arte, edição, finalização, mobilização comunitária e direito autoral. Uma equipe de profissionais de fotografia, som e produção se juntou aos autores para gravar cada curta-metragem, envolvendo os moradores em funções técnicas, artísticas e de apoio. Eles também tiveram apoio de editor de imagens e um finalizador. O resultado foi exibido em telas de cinema instaladas em espaços abertos nas cidades de origem dos participantes.


 “Foi minha primeira experiência na linguagem cinematográfica e uma aventura. Foi encantador”, disse o jornalista Nilo Tardin.

Foto: Márcia Foletto


Conheça os filmes que serão exibidos:
Reciclando Vidas e Sonhos
Ana Paula da Conceição Imberti Documentário | 17’23” | 2023 | Ibiraçu – ES Sinopse: Uma mulher negra, filha de lavradores, cresceu com os ensinamentos da família sobre a importância de estudar e aprender o trabalho na roça. Anos se passaram até que ela descobre através do associativismo uma forma de ajudar as pessoas e transformar sonhos em realidade.

T-Rex e a Pedra Lascada Vidas
Luan Ériclis Damazio da Silva Ficção | 16’28” | 2023 | João Neiva – ES Sinopse: No Condado da Lua corre uma lenda antiga sobre o espírito guardião adormecido na raiz de uma árvore à beiro do rio. Gaga, Tule e Dara descobrem uma forma de despertá-lo.

Colatina, a Princesa do Rock
Nilo José Rezende Tardin Documentário | 21’22” | 2023 | Colatina – ES Sinopse: Quando o tempo corria lento às margens do Rio Doce, Colatina, a Princesa do Norte, foi uma das primeiras cidades capixabas a viver a rebeldia de uma geração barulhenta provocada pelo rock’n’roll cuja herança continua presente no estilo e modo de vida dos colatinenses.

O Último Trem
Fabrício Machado Bertoni Ficção | 11’55” | 2023 | Colatina – ES Sinopse: A passagem do último trem na rua principal do centro de Colatina (ES) em outubro de 1975 é o ponto de partida pra criação deste drama que envolve uma família vendedora de cocada na estação.

Um Ponto Rotineiro
Jaslinne Pyetra Matias dos Santos Ficção | 11’55” | 2023 | Baixo Guandu – ES Sinopse: O poder de voltar no tempo guardado nas memórias. Agora, confrontada com o passado, decepcionada com o presente e assustada com o futuro, Laura decide fazer uma escolha e dá o primeiro passo.

 Lia, Entre o Rio e a Ferrovia
Elisangela Bello Pereira Barcellos Ficção | 15’22” | 2023 | Aimorés – MG Sinopse: Os sonhos e a imaginação de uma menina que faz dos livros um ponto de partida para viagens que ultrapassarão as fronteiras de sua cidade, assim como o movimento do Rio e da Ferrovia que vai marcar toda sua vida.

Holerite
Ademir de Sena Moreira Ficção | 17’44” | 2023 | Naque – MG Sinopse: O esforço, a alegria e a criatividade de um menino pobre para enfrentar a vida no interior mineiro, no início dos anos 70, formam o coração desta história baseada em fatos reais.

Santa Cruz
Rita Bordone Ficção | 16’13” | 2023 | Ipatinga – MG Sinopse: Manter a tradição sem perder a fantasia é o fio condutor desta obra baseada em fatos reais que mistura as cores encantadas da infância, o bailado do jogo de fitas, a magia das canções e as histórias contadas pela mãe da diretora durante as festas em devoção à Santa Cruz.

 Um Olhar para a Maternidade
Patricia Araújo Azevedo Alves Documentário | 19'34'' | 2023 | Coronel Fabriciano – MG Sinopse: Como a informação, a solidariedade e o acolhimento podem ajudar mulheres em situação de vulnerabilidade social a abraçar a maternidade mesmo diante das dificuldades.

Bicicleta Envenenada

Luciene da Conceição Mendes Crepalde Ficção | 15’40” | 2023 | Nova Era – MG Sinopse: Era apenas um passeio na feira da cidade, assim pensava Dezinha, quando, de repente, algo aconteceu e jamais foi esquecido pela menina.

Sobre o Curta Vitória a Minas III

O projeto que deu origem aos filmes exibidos no Trem de Passageiros chegou à terceira edição. O Concurso de Histórias do Curta Vitória a Minas III quer realizar o sonho de mineiros e capixabas de transformar boas histórias em filmes de curta-metragem. O projeto é patrocinado pelo Instituto Cultural Vale, por meio da Lei Federal de Incentivo à Cultura, com a realização do Instituto Marlin Azul, Ministério da Cultura/Governo Federal. Em 2024, foram selecionados dez moradores de municípios mineiros e capixabas. Foram escolhidas histórias vindas de Ibiraçu, João Neiva e Colatina, no Espírito Santo, e de Conselheiro Pena, Governador Valadares, Belo Oriente, Ipatinga, Coronel Fabriciano, Nova Era e João Monlevade, em Minas Gerais. O resultado está disponível no site https://curtavitoriaaminas.com.br. O objetivo é possibilitar aos moradores das cidades que se desenvolveram ao longo da Estrada de Ferro Vitória a Minas a oportunidade de contar histórias e transformar em filme, registrando as memórias, os costumes, os hábitos, as lendas e as peculiaridades destas localidades, contribuindo para o fortalecimento territorial e comunitário.

Sobre o Instituto Cultural Vale

O Instituto Cultural Vale parte do princípio de que viver a cultura possibilita às pessoas ampliarem sua visão de mundo e criarem novas perspectivas de futuro. Tem um importante papel na transformação social e busca democratizar o acesso, fomentar a arte, a cultura, o conhecimento e a difusão de diversas expressões artísticas do nosso país, ao mesmo tempo em que contribui para o fortalecimento da economia criativa. São mais de 600 projetos criados, apoiados ou patrocinados em 24 estados e no Distrito Federal. Dentre eles, uma rede de espaços culturais próprios, patrocinados via Lei Federal de Incentivo à Cultura, com visitação gratuita, identidade e vocação únicas: Memorial Minas Gerais Vale (MG), Museu Vale (ES), Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA). Onde tem Cultura, a Vale está. Visite o site do Instituto Cultural Vale: institutoculturalvale.org

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda