Fechar

Funcionária da Vale sorrindo em paisagem verde. Ela veste uniforme verde
da vale, oculos, capacete e protetores auriculares Artefato visual de onda Vale
com.liferay.portal.kernel.util.DateUtil_IW@2da44a01
Fotógrafo: Alexandre Rezende
com.liferay.portal.kernel.util.DateUtil_IW@2da44a01
Fotógrafo: Alexandre Rezende

Nosso compromisso com a equidade étnico-racial

Nossa empresa é construída a partir das singularidades de cada uma de nossas pessoas, que nos ajudam todos os dias a avançar em direção à um futuro mais equânime para todos e à um presente em que a discriminação e o preconceito não são tolerados.

Assumimos o compromisso de ser uma empresa antirracista e, juntos, trabalhamos todos os dias para promover a equidade de oportunidades na nossa empresa, a valorização dos nossos talentos negros e o combate ao racismo em todas as suas formas. Afinal, temos consciência que nosso papel na sociedade vai muito além da mineração.

Acesse o vídeo sobre nosso manifesto antirracista

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista"

Para que exista mudança é necessário que, para além do discurso, haja um posicionamento claro. Saiba o que temos feito para promover a equidade étnico-racial em nossa empresa.
Estabelecemos a meta de ter 40% das posições de liderança (coordenadoras e acima) da Vale no Brasil composta por pessoas negras;
 Promoção do letramento racial para a liderança executiva da nossa empresa;
Campanhas de conscientização e ações educativas têm sido promovidas por meio de webinars, treinamentos e conteúdo na plataforma da Valer Digital;
O Programa de Recém-Graduados priorizou a contratação de profissionais negros. Dos 144 trainees do Brasil, 66% são negros;
Lançado em 2022, o Programa Potencializando Talentos Negros oferece capacitação a 100 profissionais autodeclarados negros da empresa. Durante quatro meses, a iniciativa promove oficinas temáticas, sessões de coaching e mentorias em grupo, abordando temas como Empoderamento Pessoal, Mentalidade de Crescimento e Liderança Humanizada;
Em 2022, lançamos também o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, que visa acelerar o desenvolvimento profissional de 100 mulheres negras da sociedade. Por meio de oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com líderes negras renomadas, a Vale quer contribuir para o fortalecimento de competências e habilidades das participantes, preparando-as para atuarem em posições mais estratégicas no mercado de trabalho. O programa, desenvolvido em parceria com consultores especialistas na pauta racial, é gratuito e tem duração de cinco meses.

Nosso relatório

Confira nosso Relatório de Diversidade, Equidade e Inclusão

Vale e Mover na luta contra a discriminação racial

Desde 2021, aderimos ao Movimento pela Equidade Racial (Mover) – uma iniciativa inédita que reúne mais de 45 grandes empresas em prol de um objetivo: o compromisso da criação de um futuro no qual a equidade racial seja o ponto de partida.

Como uma ferramenta efetiva de combate ao racismo, o MOVER tem como meta a criação de 10 mil posições adicionais para negros em vagas internas de liderança, além de impactar três milhões de pessoas com empregos e capacitação, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no Brasil. O Movimento também tem o compromisso de promover a conscientização com ações e conteúdo de letramento e incentivo ao debate com a sociedade.

O caminho é longo, mas juntos estamos ajudando a traçá-lo!

Fotógrafo: Ricardo Teles

Grupo de Afinidade Étnico-Racial

Nosso grupo de afinidade foi lançado em 2020 e é formado por empregados voluntários que têm o objetivo comum de promover discussões étnico-raciais, propor ações práticas para a equidade étnica e combater os vieses inconscientes e comportamentos discriminatórios por meio da propagação de conhecimento e sensibilização sobre o assunto.

A atuação do grupo é focada em apoiar o desenvolvimento dos seguintes pilares:
Curadoria de conteúdo para a jornada de aprendizagem na Valer Digital, visando contribuir para o letramento racial;
Agenda de sensibilização que visa fomentar e participar de eventos que ajudem na compreensão das desigualdades;
O engajamento da liderança;
Apoio nas ações afirmativas de inclusão e equidade.
Imagem placeholder Imagem placeholder
Onda

Aprendendo juntos

O primeiro passo para combater o racismo é a conscientização e a promoção de conhecimento sobre o assunto. Vamos aprender juntos?

Nossas pessoas fazem parte de toda a jornada de transformação e evolução da Vale. Ajudar a impactar suas trajetórias é nosso orgulho!

Eu sou empregada da Vale há mais de 10 anos e foi em 2020 na formação do Grupo de Afinidade e Equidade Étnico-Racial que vi que devo ‘vestir a camisa’ de forma que o impacto social positivo ultrapasse os muros da nossa empresa. Então, quando nós, com todo o nosso tamanho, nos posicionamos como antirracistas, puxamos uma cadeia imensa de empresas, e consequentemente, incentivamos que outras pessoas negras como eu tenham mais oportunidades.”

Gabriela Ataide

Analista de responsabilidade e integrante do Grupo de Afinidade e Equidade Étnico-Racial
Eu queria afirmar e reafirmar o compromisso da Vale com a equidade racial. Essa agenda está diretamente ligada ao nosso propósito de melhorar e transformar o futuro. Juntos. E deixar muito claro para todos, empregados próprios, terceiros, fornecedores e toda a sociedade o nosso posicionamento sobre equidade racial (...). Nós somos uma empresa antirracista!”

Alexandre Pereira

Vice-presidente Executivo de Soluções Globais de Negócios
Diversidade e inclusão não é um ponto de chegada, mas um caminho constante. Iniciamos nossa jornada para buscar um ambiente mais inclusivo. Mas para o êxito do grupo, é imprescindível que todos unam-se a nós, no esforço de fazer com que a nossa voz ecoe por toda a empresa, pelo Brasil e pelo mundo. Para tornarmos uma só voz, que consolide a equidade étnica e racial.”

Carol Nascimento

Especialista-técnica de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Vale e membro do novo Grupo de Afinidade
Deslize a tela para ver mais

Nossa voz é nossa força

Por meio do nosso trabalho, reunimos diversas vozes que se levantaram para defender a causa antirracista!

Aperte o play e escute o que elas têm a dizer:

Adesão ao MOVER

Deslize a tela para ver mais

Programa Negritude Atitude

Desenvolvido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, o Negritude Atitude é um projeto criado pela historiadora Paula Porta, que reúne personalidades de diversas gerações e áreas de atuação para falar sobre a atualidade e sentidos do conceito de Negritude. Aperte o play e conheça o projeto!

Conheça mais sobre nossas políticas e o que não toleramos na nossa empresa:

Imagem placeholder Imagem placeholder
Onda

Confira nossas notícias sobre o tema:

Nov/22



Out/22



Set/22



Ago/22



Jul/22



Jun/21



Mai/22



Abr/22



Mar/22



Fev/22



Jan/22



Dez/21



Nov/21



Dez/21



Set/21



Ago/21



Jul/21



Jun/21



Mai/21



Abr/21



Mar/21



Fev/21



Jan/21