Fin

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno

Esclareça suas dúvidas sobre a construção da nova estrutura de contenção a jusante

A cartilha sobre a ECJ2 aborda como a estrutura será construída e as medidas de mitigação e controle de impactos adotadas.

Será construída uma segunda estrutura de contenção a jusante (ECJ) no Sistema Pontal, em Itabira (MG), próxima aos Diques Minervino e Cordão Nova Vista.  

A nova estrutura será implantada em área Vale, nas proximidades da Rua José Marinho Fernandes, do bairro Bela Vista, e é uma medida preventiva para reforçar a segurança para a comunidade durante as obras de descaracterização dos referidos diques. A previsão é de que a ECJ 2 seja concluída no primeiro semestre de 2025.    

A ECJ 2 terá aproximadamente 330 metros de extensão e 4,75 metros de altura em seu ponto mais alto.  

A estrutura será construída usando o mesmo método construtivo da ECJ Coqueirinho, a tecnologia Giken, que utiliza a cravação de estacas metálicas circulares, de forma a causar o menor impacto possível para os moradores próximos. Crédito: Video Delivery.

Os diques Minervino e Cordão Nova Vista serão eliminados por terem método de construção a montante (apoiados sobre rejeitos). 

A ECJ2 tem o objetivo de reter o material armazenado nos diques em caso de uma eventual ruptura durante as obras de descaracterização, garantindo assim a segurança das pessoas e do meio ambiente. A descaracterização dos diques começará após a implantação da ECJ2. 

Dique Cordão Nova Vista. Crédito: Video Delivery 

Saiba mais sobre a nova estrutura de contenção

Grupo de pessoas Play
Botão de play

Dê um play e veja o vídeo na íntegra

Assim como na construção da ECJ Coqueirinho, os impactos causados para a construção da ECJ 2 serão controlados e mitigados pela empresa e representantes da comunidade serão convidados para acompanhar a execução da obra.  

Atividades realizadas

Realizamos ações anteriores à instalação da ECJ 2 no Sistema Pontal para garantir que a obra seja realizada com segurança e com o mínimo de impacto possível para a comunidade. Foram realizados testes relacionados à vibração gerada pela cravação de estacas e pela terraplanagem necessária para a construção do acesso ao local onde será implantada a estrutura. Esses testes aconteceram em áreas internas Vale, seguras e controladas, afastadas dos diques Minervino e Cordão Nova Vista, assim como da comunidade. 
No dia 18 de abril realizamos uma edição da Roda de Conversa em Itabira com o objetivo de apresentar aos moradores dos bairros próximos ao Sistema Pontal o projeto da nova estrutura de contenção à jusante (ECJ2) que será construída para a continuidade das obras de descaracterização do Sistema Pontal. 

Ações em andamento 

Continuamos a instalação de equipamentos próximos ao local onde a estrutura será construída, para que a ECJ 2 seja monitorada permanentemente desde o início das atividades. 

Obras preliminares – conheça as atividades em andamento 

Iniciaremos as obras fazendo a retirada da vegetação presente no local do acesso e de construção da ECJ2.

Período previsto de execução: julho de 2024.
Faremos a revitalização do acesso ao local onde será colocada a ECJ. Para isso, haverá movimentação de caminhões e escavadeiras. Em abril, realizamos testes relacionados à vibração gerada por esta atividade, para garantir que as vibrações estejam dentro do permitido pela legislação. A previsão é que esta etapa da obra dure até o mês de setembro.

Período previsto de execução: julho de 2024 a dezembro de 2024.
No local onde será instalada a ECJ2 há tubulações da rede de esgoto, que precisarão ser realocadas para a cravação das estacas. Faremos o reposicionamento dessa tubulação e construiremos bueiros próximos à nova estrutura.

Período previsto de execução: agosto de 2024 a setembro de 2024.
Para garantir que a emissão de poeira, ruído e vibração estejam dentro do previsto na legislação, acompanharemos diariamente os níveis de cada um desses impactos.

Período previsto de execução: rotina, durante toda a obra.

Comunicados ECJ2

Itabira já teve mais da metade das estruturas a montante eliminadas   

Do total de dez estruturas incluídas no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante em Itabira, seis já tiveram suas obras concluídas. 

A obra de descaracterização do Dique 2 terminou em outubro de 2023. Já haviam sido concluídas, em setembro de 2022, as obras da barragem Ipoema, na Mina do Meio, e do Dique 3, também do Sistema Pontal. Anteriormente, as obras dos Diques 4 e 5 do Sistema Pontal e do Dique Rio do Peixe. As atividades foram realizadas com acompanhamento de auditoria técnica independente e órgãos públicos.   
 

O Dique 1A, na Mina Conceição, teve suas obras iniciadas em junho 2023 e estão em fase final, assim como as obras do Dique 1 B, que foram iniciadas em abril deste ano e concluídas em setembro.

As estruturas de disposição de rejeitos da empresa no município são monitoradas permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa.  

Saiba mais sobre o Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale.