Tutup

Karyawan Vale tersenyum di lanskap hijau. Dia mengenakan seragam Vale
hijau, kacamata, helm, dan penutup telinga. Artefak gelombang visual Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno

Esclareça suas dúvidas sobre a construção da nova estrutura de contenção a jusante

A cartilha sobre a ECJ2 aborda como a estrutura será construída e as medidas de mitigação e controle de impactos adotadas.

Será construída uma segunda estrutura de contenção a jusante (ECJ) no Sistema Pontal, em Itabira (MG), próxima aos Diques Minervino e Cordão Nova Vista.  

A nova estrutura será implantada em área Vale, nas proximidades da Rua José Marinho Fernandes, do bairro Bela Vista, e é uma medida preventiva para reforçar a segurança para a comunidade durante as obras de descaracterização dos referidos diques. A previsão é de que a ECJ 2 seja concluída no primeiro semestre de 2025.    

A ECJ 2 terá aproximadamente 330 metros de extensão e 4,75 metros de altura em seu ponto mais alto.  

A estrutura será construída usando o mesmo método construtivo da ECJ Coqueirinho, a tecnologia Giken, que utiliza a cravação de estacas metálicas circulares, de forma a causar o menor impacto possível para os moradores próximos. Crédito: Video Delivery.

Os diques Minervino e Cordão Nova Vista serão eliminados por terem método de construção a montante (apoiados sobre rejeitos). 

A ECJ2 tem o objetivo de reter o material armazenado nos diques em caso de uma eventual ruptura durante as obras de descaracterização, garantindo assim a segurança das pessoas e do meio ambiente. A descaracterização dos diques começará após a implantação da ECJ2. 

Condições de segurança das estruturas:
 
O Dique Minervino mantém o Sistema Pontal em nível 1 de emergência. As barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 7 dias por semana pelo Centro de Monitoramento Geotécnico, além de receberem frequentes inspeções de segurança. Todos os nossos processos são acompanhados pelo Ministério Público, órgãos reguladores (FEAM e ANM) e empresa auditora. 

 

Dique Cordão Nova Vista. Crédito: Video Delivery 

Saiba mais sobre a nova estrutura de contenção

Grupo de pessoas Play
Botão de play

Dê um play e veja o vídeo na íntegra

Assim como na construção da ECJ Coqueirinho, os impactos causados para a construção da ECJ 2 serão controlados e mitigados pela empresa e representantes da comunidade serão convidados para acompanhar a execução da obra.  

Relatórios de monitoramentos

Atividades realizadas

Realizamos ações anteriores à instalação da ECJ 2 no Sistema Pontal para garantir que a obra seja realizada com segurança e com o mínimo de impacto possível para a comunidade. Foram realizados testes relacionados à vibração gerada pela cravação de estacas e pela terraplanagem necessária para a construção do acesso ao local onde será implantada a estrutura. Esses testes aconteceram em áreas internas Vale, seguras e controladas, afastadas dos diques Minervino e Cordão Nova Vista, assim como da comunidade. 
No dia 18 de abril realizamos uma edição da Roda de Conversa em Itabira com o objetivo de apresentar aos moradores dos bairros próximos ao Sistema Pontal o projeto da nova estrutura de contenção à jusante (ECJ2) que será construída para a continuidade das obras de descaracterização do Sistema Pontal. 

Ações em andamento 

Continuamos a instalação de equipamentos próximos ao local onde a estrutura será construída, para que a ECJ 2 seja monitorada permanentemente desde o início das atividades. 

Obras preliminares – conheça o status das atividades

Realizamos ações anteriores à instalação da ECJ 2 no Sistema Pontal para garantir que a obra seja realizada com segurança e com o mínimo de impacto possível para a comunidade. Foram realizados testes relacionados à vibração gerada pela cravação de estacas e pela terraplanagem necessária para a construção do acesso ao local onde será implantada a estrutura. Esses testes aconteceram em áreas internas Vale, seguras e controladas, afastadas dos diques Minervino e Cordão Nova Vista, assim como da comunidade.
Iniciamos as obras fazendo a retirada da vegetação presente no local do acesso e de construção da ECJ2.
Realizamos a revitalização do acesso ao local onde será colocada a ECJ2.
Para um sistema de drenagem adequado, construímos bueiros na área onde será instalada a ECJ2.
No local onde será instalada a ECJ2 havia tubulação da rede de esgoto que foi realocada.
Realizamos a limpeza dos lotes das áreas das remoções. Para dezembro, temos previstas as manutenções dos muros (incluindo pintura) e passeios onde foram realizadas as demolições.
Realizamos, quando necessárias, ações para manutenção e preservação do acesso revitalizado.
As atividades de cravação das estacas metálicas serão realizadas em 2025, atendendo à recomendação da auditoria técnica independente do Ministério Público de Minas Gerais, Aecom. Todos os critérios técnicos e de segurança necessários serão observados e haverá comunicação prévia à comunidade.
Para garantir que a emissão de poeira, ruído e vibração estejam dentro do previsto na legislação, acompanharemos diariamente os níveis de cada um desses impactos.

Período previsto de execução: rotina, durante toda a obra.

Comunicados ECJ2

Itabira já teve 80% das estruturas a montante eliminadas

Do total de dez estruturas incluídas no Programa de Descaracterização de Barragens a Montante em Itabira, oito já tiveram suas obras concluídas. 

As obras de descaracterização dos diques 1A e 1B, na Mina Conceição, foram concluídas em 2024. Anteriormente, as obras dos Diques 2, 3,  4 e  5 do Sistema Pontal, da barragem Ipoema, na Mina do Meio e do Dique Rio do Peixe já haviam sido finalizadas. As atividades foram realizadas com acompanhamento de auditoria técnica independente e órgãos públicos.   

As estruturas de disposição de rejeitos da empresa no município são monitoradas permanentemente pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) da empresa.  

Saiba mais sobre o Programa de Descaracterização de Barragens a Montante da Vale.