Stäng Stäng

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
10/6/22

Dam elimination, Repair, Sustainability

Defesas Civis e Vale realizam simulado de emergência com barragens em Itabira

As Defesas Civis Estadual e Municipal de Itabira, com apoio da Vale, realizarão no dia 22 de outubro (sábado), às 15h, o simulado prático de emergência das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal.  A atividade, que tem caráter preventivo, envolverá os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) destas estruturas de barragem.

Bairros/comunidades participantes:

  • Abóboras; Água Fresca; Bálsamos; Barro Branco; Bela Vista; Belvedere; Campestre; Conceição; Condomínio Vila Técnica Conceição; Engenho; Fênix; Gabiroba de Baixo; Gabiroba de Cima; Hamilton; Jardim dos Ipês; João XXIII; Juca Rosa; Laboreaux; Machado; Madre Maria de Jesus; Morro dos Tocos; Nossa Senhora das Oliveiras; Nova Vista; Palmeiras; Palmital; Praia; Ribeira de Baixo; Ribeira de Cima; Rio do Peixe; Santa Ruth; Vale do Sol; Vila Bethânia e Zona Rural de Itabira.

No horário do simulado,  os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura – antes será emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado.  Empregados que estiverem trabalhando nas ZAS operacionais das estruturas no dia e horário do simulado também participarão do exercício.

A atividade é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.

Não houve alteração na condição de segurança das barragens. As barragens Itabiruçu, Cambucal I, Cambucal II, Conceição e Rio do Peixe têm Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. O Sistema Pontal está em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em vias municipais e rodovias próximas aos pontos de encontro, das 15h às 15h45.

Confira a relação completa das vias que serão temporariamente interditadas
http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Documents/2022/fechamento-de-vias-e-rodovias-simulado-itabira-sul.pdf 

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center