Vale e BYD unem esforços para estudo de eletrificação de frota leve
recent-searches
快速链接
•
Vale e BYD unem esforços para estudo de eletrificação de frota leve
A Vale e a BYD assinaram uma carta de intenção para estudar a eletrificação de veículos leves. Nos próximos meses, serão feitas avaliações para a implementação da infraestrutura necessária para recarga dos veículos nas áreas da Vale. No mesmo período, serão testados alguns modelos elétricos em áreas operacionais da mineradora, com intuito de reduzir o uso de carros movidos a combustíveis fósseis.
Os testes começaram com o modelo BYD Dolphin e, na sequência, serão realizados com a recém-lançada picape Shark. Além dessas avaliações, o estudo prevê a realização de visitas técnicas nas operações da Vale para verificação de diversos quesitos, como estrutura para recarga, formas de utilização dos veículos e serviços de manutenção necessários para garantir o bom desempenho da frota.
“Estamos contentes em contar com o apoio da BYD nessa iniciativa, que reforça o nosso compromisso de acelerar a descarbonização, tanto na Vale, quanto em nossa cadeia. Estamos constante e ativamente olhando para o mercado e buscando soluções que contribuam nesse sentido”, afirma Marco Braga, diretor global de Suprimentos da Vale. “Uma substituição completa dos cerca de três mil veículos de passeio e utilitários que temos hoje em circulação em nossas unidades pelo Brasil representaria uma redução de emissões de até 10 mil toneladas de gases de efeito estufa por ano”, conclui Braga.
“Estamos felizes em saber que, além do consumidor, as empresas estão comprometidas em tornar mais sustentáveis suas operações e, por isso, é tão importante começarmos as conversas com a Vale”, diz Alexandre Baldy, Vice-Presidente Sênior da BYD no Brasil e Head Comercial e Marketing da BYD Auto. “Para esse estudo, decidimos começar com o mais recente lançamento da BYD, a primeira caminhonete super-híbrida do país, que entrega potência, tecnologia e segurança, inaugurando um novo segmento entre as picapes”, completa.
A iniciativa apoia a Vale no atingimento de suas metas de redução de emissões de escopos 1 e 2 (diretas e indiretas) em 33% até 2030 e de zerar suas emissões líquidas até 2050, relacionadas ao combate às mudanças climáticas.
Sobre a Vale
A Vale é uma mineradora global que existe para melhorar a vida e transformar o futuro juntos. Uma das maiores produtoras mundiais de minério de ferro e níquel e importante produtora de cobre, a Vale tem sede no Brasil e atuação ao redor do mundo. Suas operações compreendem sistemas logísticos integrados, incluindo aproximadamente 2.000 quilômetros de ferrovias, terminais marítimos e 10 portos distribuídos pelo mundo. A Vale tem as ambições de ser reconhecida pela sociedade como referência em segurança, a melhor operadora e a mais confiável, uma organização orientada aos talentos, líder em mineração sustentável, e referência em criação e compartilhamento de valor.
Sobre a BYD
Líder na comercialização de veículos elétricos no Brasil e consolidada na fabricação de tecnologia de energia solar, a BYD vem expandindo sua atuação no país, desde sua chegada em 2013. Compromissada em cuidar do planeta e investir na transição energética sem emissão de poluentes, a empresa possui em solo nacional fábricas de montagem de chassis de ônibus 100% elétricos e de produção de módulos fotovoltaicos, ambas em Campinas (SP). Tem também no Polo Industrial de Manaus (AM), uma unidade dedicada à produção de baterias de fosfato de ferro-lítio. Além disso, importa empilhadeiras, paleteiras, rebocadores e caminhões para o Brasil, todos 100% elétricos. Em novembro de 2021, começou a comercialização de automóveis de passeio no país e já conta com diversos modelos e uma rede consolidada de concessionárias em operação. No ano passado deu início ao projeto para a construção do Complexo de Camaçari, na Bahia, onde vai instalar a primeira fábrica de carros fora da Ásia. A companhia ainda é responsável por um projeto de SkyRail (monotrilho) na cidade de São Paulo (SP) (Linha 17 – Ouro do metrô). Eleita pela revista americana Times como uma das 100 empresas mais influentes do mundo, a BYD integra o Pacto Global das Nações Unidas (ONU), uma iniciativa que fornece diretrizes para a promoção do crescimento sustentável e da cidadania, por meio de lideranças corporativas comprometidas e inovadoras.