Close Close

Vale employee smiling in green landscape. She is wearing a green Vale
uniform, goggles, helmet and ear plugs. Visual wave artifact Vale
com.liferay.portal.kernel.util.DateUtil_IW@4fd79ec9
Fotógrafo: Ricardo Teles
com.liferay.portal.kernel.util.DateUtil_IW@4fd79ec9
Fotógrafo: Ricardo Teles

Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM)

Parte do Plano de Segurança de Barragem (PSB), o PAEBM é um documento técnico protocolado nas prefeituras e Defesas Civis (municipais, estaduais e federais) e que define ações imediatas em caso de emergência.


























Capitão da Serra




Mina Timbopeba




Mina Fazendão




Mina Fábrica Nova



Mina de Capanema


Mina de Brucutu







Mina Alegria





Mina Água Limpa























































Seminários Orientativos

Para que a mineração seja feita de forma segura, a Vale realiza diversas ações de prevenção. Entre as ações estão: sinalizações de emergência, simulados, testes de sirene, reuniões públicas e treinamentos.
Além disso, estamos comprometidos com a transparência e com o atendimento à legislação (Resolução nº 51, de 24 de dezembro de 2020, que determina a necessidade de realização de Seminários Orientativos anuais, com participação dos stakeholders, para aprofundamento do PAEBM com estes públicos) por isso, mantemos uma rotina de diálogo com a comunidade para falar de segurança com barragens e prevenção a riscos.

Assista aos próximos eventos

De 27 a 30 de março, a Defesa Civil de Congonhas, em parceria com as empresas CSN Mineração, Gerdau e Vale, realizará Reuniões Públicas no município de Congonhas, para esclarecimentos e preparação para o simulado de emergência das barragens inscritas no Plano Municipal de Segurança de Barragens.  

  

Ao todo, serão realizadas 12 reuniões com objetivo de apresentar as ações do Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB), e esclarecer dúvidas das comunidades. Confira a lista e participe! 



 Reforçamos que não houve alteração na condição de segurança de nossas barragens, que permanecem com Declaração de Condições de Estabilidade (DCE) positivas (seguras). As principais barragens da Vale são monitoradas 24h por dia e inspecionadas regularmente.
 
Mais informações: PMSB – Congonhas/MG – Plano Municipal de Segurança de Barragens (pmsbcongonhas.com.br)

Defesa Civil de Congonhas 31 3731 -4133 ou 139

Vale: 0800 285 7000

A Defesa Civil Municipal de Congonhas, com apoio da CSN Mineração, Gerdau e Vale, irá realizar realizará, no dia 16 de abril (domingo), às 10h, o 1º Simulado de Emergência de Barragens da Zona de Autossalvamento (ZAS) das 17 estruturas de contenção de rejeito, sedimento ou água incluídas atualmente no Plano Municipal de Segurança de Barragens (PMSB). Além de cumprir a legislação vigente, o simulado é uma ação preventiva.  

Ao todo, estarão diretamente envolvidos 32 bairros do município na atividade. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção, e orientar as comunidades, órgãos públicos, empresas e empregados, sobre como agir em uma possível situação real de emergência.   

Durante o simulado, todas as pessoas que estejam na Zona de Autossalvamento deverão seguir a rota de fuga mais próxima de sua localização até o ponto de encontro, ambos sinalizados por placas do PMSB, assim que o sistema de alerta sonoro for acionado, indicando o início do simulado.   

Haverá 22 pontos de interdição de veículos em vias localizadas na ZAS. Esta é uma medida preventiva, para garantir a execução e realização da montagem e desmontagem da estrutura do exercício de simulado prático, o deslocamento da população pela rota de fuga até o ponto de encontro e evitar que veículos acessem a ZAS. A desmobilização desses bloqueios ocorrerá em até 1 hora após o evento.  

Reforçamos que não houve alteração na condição de segurança de nossas barragens, que estão com Declarações de Condições de Estabilidade (DCE) positiva (seguras), sendo monitoradas 24 horas por dia.  

Para mais informações: 

Defesa Civil de Congonhas 31 3731 -4133 ou 139  

Vale: 0800 285 7000

No dia 4 de abril, às 19h, as Defesas Civis de Itabira e Santa Maria de Itabira e a Vale realizarão o Seminário Orientativo e a Reunião Pública para apresentação dos Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs), referentes às estruturas Alcindo Vieira, Borrachudo, Borrachudo II, Cemig I, Cemig II, Dique Quinzingo Quinzinho, Jirau, Piabas e Santana, localizadas nas Minas Cauê e Meio. 

O encontro será presencial e contará com dois pontos de transmissão ao vivo. Confira: 

Seminário Orientativo e Reunião Pública 

Data e hora: 4 de abril, 19h 
Apresentação presencial: CMEI – Escola Maria Torres Horta, na rua da Vargem, s/n, MG-120 – Itabira (MG) 
 

Transmissões ao vivo:  

Ponto 1 - Capela São Sebastião, na Comunidade Córrego da Lage – Santa Maria de Itabira (MG) 
Ponto 2 - Bar da Dona Aparecida, na Comunidade do Borrachudo – Itabira (MG) ou pelo site www.vale.com/paebm
 

Ressaltamos que não houve alteração na condição de segurança das barragens, que permanecem com Declaração de Condições de Estabilidade (DCE) positivas (seguras), e que passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG).  

Link de transmissão:

A Vale e a Defesa Civil de Jeceaba realizarão no dia 18/04, às 14h, o simulado de emergência e o teste inicial de novas sirenes da barragem 7, da Mina de Viga.   

O simulado faz parte da melhoria contínua do Plano de Ação de Emergência de Mineração (PAEBM), sendo uma ação preventiva que visa orientar as comunidades e empregados deverão agir no caso de uma emergência envolvendo barragens. No dia do simulado, as sirenes de emergência (incluindo as novas) serão acionadas com a seguinte mensagem:   

“Simulado. Atenção! Este é um simulado de emergência de barragens. Paralisem suas atividades e sigam para os pontos de encontro. Atenção! Este é apenas um simulado”.   

A participação de todos os moradores da cidade de Jeceaba no simulado é fundamental. Ao ouvir o toque, siga pelas rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo.  

Para realização da ação com segurança, as vias 511 - estrada vicinal de Belo Vale, estrada da região de Mato Félix, estrada da região do Forninho - via vicinal de Congonhas (asfaltada) - Rua Antônio Isidoro Dias – Região de Santa Cruz - estrada da Fazenda Zé Mendes, estrada da Fazenda do Avestruz, estrada municipal José André Veado – região de Caetano Lopes - e estrada MG 155/km 06 - serão interditadas por cerca de 20 minutos.   

Lembramos que mensalmente, todo o dia 11, será realizado o teste do sistema de alarme com toque da melodia e com as novas sirenes integradas ao sistema de alarme.   

Reforçamos que não houve alteração na condição de segurança de nossas barragens, que permanecem com Declaração de Condições de Estabilidade (DCE) positiva (segura). As principais estruturas da Vale são monitoradas 24h por dia e inspecionadas regularmente.   

Mais informações: 0800 285 7000 

Seminário Orientativo e Reunião Pública dos Diques B, II, III e das barragens Peneirinha, Vargem Grande, Cianita I e Capitão do Mato​

Em cumprimento às legislações nacional e estadual de segurança de barragens, que estabelece ações anuais do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM), a Vale realiza, em parceria com as Defesas Civis de Itabirito, Nova Lima e Rio Acima, o Seminário Orientativo e Reunião Pública e o Simulado de Emergência.​

Seminário Orientativo e Reunião Pública​

A Vale e as Defesas Civis de Itabirito, Nova Lima e Rio Acima, realizam, no dia 21 de março, às 18h30, no Projeto Alumia, o Seminário Orientativo e Reunião Pública para apresentação dos Planos de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBMs).​

O encontro será uma oportunidade para apresentar, orientar e esclarecer as dúvidas das comunidades de Nova Lima, Itabirito e Rio Acima, acerca das ações previstas nos PAEBMs para a hipótese de emergência envolvendo barragens de mineração.​

Interessados poderão participar presencialmente na sede do Alumia ou pelo site: www.vale.com/paebm

Data: 21/03/2023     ​

Horário: 18h30​

Local: Centro Cultural Alumia - Alameda das Amendoeiras, 948, Estância Estoril I, Nova Lima​

Links de Transmissão: ​

A Vale e as Defesas Civis de Sabará e Santa Luzia convidam os moradores para as Reuniões Públicas e Seminários Orientativos sobre o Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) da barragem Galego, da Mina Córrego do Meio. Serão dois encontros, um no bairro Bom Destino (Santa Luzia) e outro no Condomínio Vale das Águas (Sabará). 

Na oportunidade, especialistas estarão à disposição para apresentar os procedimentos e esclarecer dúvidas sobre o PAEBM, que contempla ações previstas para o caso de ocorrência de emergência envolvendo uma estrutura de mineração.

Reunião Pública e Seminário Orientativo, no bairro Bom Destino (Santa Luzia)

Data: 24/03 (sexta-feira) 
Horário: 18h 
Local: Escola Municipal Jaime Avelar Lima - Rua das Palmeiras, 335 - Bom Destino - Santa Luzia/MG 
Transporte: saída às 17h30, na rua das Mangueiras, próximo ao nº 13, no bairro Bom Destino, sentido a Escola Municipal Jaime Avelar Lima.

Reunião Pública e Seminário Orientativo, no Condomínio Vale das Águas

Data: 25/03 (sábado) 
Horário: 9h 
Local: Rua Ipê Amarelo, s/nº, no Projeto Acampamento, Condomínio Vale das Águas – Sabará/MG
Referência: em frente à igreja Católica do Condomínio.

Simulado de Emergência com Barragem de Mineração em Rio Piracicaba e Santa Bárbara (Comunidade Pantame) 

A Vale e as Defesas Civis de Rio Piracicaba e Santa Bárbara realizarão no dia 15/04, às 14h, o simulado de emergência das barragens Diogo, Elefante, ED Vale das Cobras, Monjolo, Porteirinha e ED Monjolo, localizadas na Mina Água Limpa, visando a melhoria contínua do Plano de Ação de Emergência de Mineração (PAEBM).
 
O simulado é preventivo, e visa orientar as comunidades e empregados de como deverão agir no caso de uma emergência envolvendo barragens. No momento do simulado, a sirene de emergência será acionada com a seguinte mensagem: 

“Simulado. Atenção! Este é um simulado de emergência de barragens. Paralisem suas atividades e sigam para os pontos de encontro. Atenção! Este é apenas um simulado”. 

A participação de todos os moradores de Rio Piracicaba e da comunidade Pantame, localizada na cidade de Santa Bárbara, que residem na Zona de Autossalvamento (ZAS), será fundamental. Ao ouvir o sinal, siga pelas rotas de fuga até o ponto de encontro mais próximo. 
 
Para realização da ação com segurança, a via MG 123 será interditada por cerca de 30 minutos. 
 
Agradecemos sua compreensão, e reforçamos que não houve alteração na condição de segurança de nossas barragens, que permanecem com Declaração de Estabilidade (DCE) positiva e monitorada 24 horas por dia.

 

Fotógrafo: Ricardo Teles

Conhecimento

button-next button-next

Veja mais orientações sobre prevenção e emergência

Seminário Orientativo PAEBM Sossego realizando em 09/03/2023

Seminário Orientativo PAEBM Salobo realizado em 07/03/2023

Simulado de Emergência no Complexo de Carajás 19.12.19 - Duração: 03:19m

Simulado de Abandono de área no Complexo de Carajás 18.12.19 - Duração: 02:49m

Simulado de Emergência na Barragem de Carajás 12.12.19 - Duração: 04:13m

Seminário Orientativo Pontal Sistema Pontal. Dia 02/08/2022 às

19hOO

Seminário Orientativo BarragensMaravilhas l, II e III e

Cianitas II e III

Seminário Orientativo e ReuniãoPública Grupo Mutuca: B3/B4,

5-Mutuca, B6, B7, Taquaras e Capãoda Serra

Seminário Orientativo de Marabá eParauapebas 24.05.22

Seminário Orientativo de Canaã dosCarajás 13.05.22

Seminário Orientativo e ReuniãoPública Águas Claras 05.04.22

Seminário Orientativo de Córrego doMeio 16.12.21

Seminário Orientativo ComplexoParaopeba 10.12.21 Parte da

manhã

Seminário Orientativo ComplexoParaopeba 10.12.21 Parte da

tarde

Seminário Orientativo ComplexoParaopeba 09.12.21 Parte da

manhã

Seminário Orientativo ComplexoParaopeba 09.12.21 Parte da

tarde

O que são barragens de mineração,como elas funcionam e como

fazemos o monitoramento de nossasestruturas. Duração: 03:31m

Detalhes dos métodos de construçãoe alteamento de barragens

seta-direita Scroll to see more

Compromisso PAEBM

Entenda o nosso compromisso com as comunidades locais

Com licença, você já nos conhece, mas queremos nos apresentar de novo. Somos a Vale e certamente você deve ter algo a nos dizer. Alguma dúvida, crítica ou ideias para juntos construirmos uma cultura de prevenção em sua comunidade.
Somos vizinhos e acredite: o que impacta você, impacta a gente também. Na nossa história, assim como na sua, muita coisa já aconteceu. Desde que nascemos, em 1942, foram tantos progressos, tantos empregos, tanta gente que cresceu junto.
E também tiveram problemas. Tragédias que nos fizeram rever nossa trajetória. Mas acredite: aprendemos com esses erros. E assumimos nossa responsabilidade técnica, legal e social. Afinal, temos a ambição de ser uma das mineradoras mais seguras do mundo.
Dedicamos nossa pesquisa para um futuro de mineração a seco, com barragens cada vez menos necessárias. Essa transformação leva tempo, mas ela já começou.
 Agora, queremos diminuir riscos e fortalecer a prevenção em nossa convivência.
Por isso, te convidamos para fazer parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM), um sistema que explica como funcionam as barragens e ensina como nos portar no caso de emergências.
O PAEBM é um plano eficiente. E ele alcança o seu máximo se todos estivermos juntos. Por isso, é tão importante que você participe... vamos nos unir para nos proteger.
O minério de ferro ajuda o mundo evoluir. A Vale ajuda o desenvolvimento da nossa região. E a comunidade faz parte do ciclo de evolução com segurança.
 Agora que falamos da gente, queremos saber de você.
Qual a sua história? O que você espera de nós e da nossa convivência? Como vizinhos, queremos estar próximos não só fisicamente, mas no propósito de crescer com harmonia e cuidado

PAEBM

Juntos para transformar prevenção em conhecimento local.
A Vale tem o compromisso de praticar o diálogo e a escuta ativa com suas partes interessadas, atuando na construção de um legado positivo, ouvindo a comunidade e suas expectativas

Lorena Borges

Coordenadora COMPDEC. Defesa Civil de Santa Luzia
Os canais online, como este do PAEBM, são ferramentas poderosas no suporte ao engajamento de forma mais rápida e efetiva.

Guilherme B. Brandani

Gestão de Informação Sistemas Estruturas Geotécnicas
É de suma importância a participação da comunidade nas ações promovidas pela Vale com os órgãos públicos, pois precisamos assegurar a transparência e o diálogo integrado e tornando as pessoas mais conscientes e atuantes nas suas comunidades.

Astrid Hoffmann

Sustentabilidade

Alguma dúvida?

Acesse agora mesmo nossos canais de atendimento

Alô Vale - 0800 285 7000
 
Outros canais:
 
Fale Conosco: vale.com/faleconosco
Relacionamento com Comunidades: vale.com/rconline