Tutup Tutup

Karyawan Vale tersenyum di lanskap hijau. Dia mengenakan seragam Vale
hijau, kacamata, helm, dan penutup telinga. Artefak gelombang visual Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno
10/6/22

Dam elimination, Repair, Sustainability

Defesas Civis e Vale realizam simulado de emergência com barragens em Itabira

As Defesas Civis Estadual e Municipal de Itabira, com apoio da Vale, realizarão no dia 22 de outubro (sábado), às 15h, o simulado prático de emergência das barragens Cambucal I, Cambucal II, Conceição, Itabiruçu, Rio do Peixe e Sistema Pontal.  A atividade, que tem caráter preventivo, envolverá os moradores da Zona de Autossalvamento (ZAS) destas estruturas de barragem.

Bairros/comunidades participantes:

  • Abóboras; Água Fresca; Bálsamos; Barro Branco; Bela Vista; Belvedere; Campestre; Conceição; Condomínio Vila Técnica Conceição; Engenho; Fênix; Gabiroba de Baixo; Gabiroba de Cima; Hamilton; Jardim dos Ipês; João XXIII; Juca Rosa; Laboreaux; Machado; Madre Maria de Jesus; Morro dos Tocos; Nossa Senhora das Oliveiras; Nova Vista; Palmeiras; Palmital; Praia; Ribeira de Baixo; Ribeira de Cima; Rio do Peixe; Santa Ruth; Vale do Sol; Vila Bethânia e Zona Rural de Itabira.

No horário do simulado,  os moradores serão avisados por meio do toque real de sirenes e deverão seguir as rotas de fuga e se dirigir aos pontos de encontro localizados em área segura – antes será emitida uma mensagem informando que se trata de um simulado.  Empregados que estiverem trabalhando nas ZAS operacionais das estruturas no dia e horário do simulado também participarão do exercício.

A atividade é uma continuidade das ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. O objetivo é reforçar a cultura de prevenção e orientar a população sobre como proceder em caso de emergência envolvendo barragens.

Não houve alteração na condição de segurança das barragens. As barragens Itabiruçu, Cambucal I, Cambucal II, Conceição e Rio do Peixe têm Declaração de Condição de Estabilidade (DCE) positiva. O Sistema Pontal está em nível 1 de emergência, que não requer a evacuação da população a jusante. As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

Como medida preventiva, durante o simulado haverá interdição temporária do trânsito de veículos em vias municipais e rodovias próximas aos pontos de encontro, das 15h às 15h45.

Confira a relação completa das vias que serão temporariamente interditadas
http://www.vale.com/brasil/PT/aboutvale/news/Documents/2022/fechamento-de-vias-e-rodovias-simulado-itabira-sul.pdf 

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center