Tutup

Karyawan Vale tersenyum di lanskap hijau. Dia mengenakan seragam Vale
hijau, kacamata, helm, dan penutup telinga. Artefak gelombang visual Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno
20/06/23

Culture

Vale abre edital para realização de eventos de lazer, esporte, cultura e meio ambiente na Mina de Águas Claras, em Nova Lima

A chamada integra plano da empresa para fomentar novo uso do espaço pós-mineração. Situada ao redor da Serra do Curral, não haverá custos para utilização da área

A Vale está abrindo as portas da Mina de Águas Claras (MAC), na região da Serra do Curral - considerada um dos cartões postais da capital mineira -, para que produtores culturais e empresas dos setores de entretenimento, cultura, lazer, esporte e meio ambiente realizem projetos ou eventos na unidade, localizada em Nova Lima, divisa com Belo Horizonte. Nesta terça-feira (20), a Vale lançou o 1º Edital Uso Futuro MAC, disponibilizando, gratuitamente, uma área de cerca de 30 mil metros quadrados a céu aberto, o equivalente a três campos de futebol, para a realização das iniciativas, com capacidade para até 1 mil pessoas.

Vista aérea do espaço de cerca de 30 mil m² dedicado à realização dos eventos
 

No dia 5 de julho haverá uma chamada virtual, na qual serão repassados os detalhes e as informações gerais do edital. Posteriormente, será possível agendar visita técnica ao espaço para planejamento da atividade. As inscrições dos projetos podem ser feitas até o dia 16 de agosto pelo site vale.com/usofuturo .

A Vale priorizará iniciativas que promovam o desenvolvimento local ou que gerem oportunidades de uso democrático. A divulgação dos projetos selecionados será em 30 de agosto e os eventos poderão ser realizados a partir do primeiro semestre de 2024. As dúvidas podem ser encaminhadas para o e-mail usofuturo@vale.com

O edital é uma das ações da Vale para fomentar novo uso e ocupação da Mina de Águas Claras, de antiga área de mineração para um local de convivência da sociedade, com foco na geração de valor compartilhado e no desenvolvimento local. 

De acordo com Gustavo Roque, gerente de Uso Futuro da Vale, a chamada é resultado de estudos sobre as potencialidades da região e da escuta ativa realizada com moradores dos bairros vizinhos em relação às expectativas para uso do território. “Este é um passo importante no processo de ressignificação da Mina de Águas Claras, que atravessa um período de transição do ambiente de mineração para um espaço de lazer e convivência de toda a comunidade. Estamos trabalhando para que a unidade seja um legado da mineração para a população de Nova Lima e da Região Metropolitana de Belo Horizonte”. 

No último ano, a Mina de Águas Claras sediou eventos culturais, de lazer e esportivos, atraindo cerca de 700 pessoas.

Sobre a Mina de Águas Claras

A Mina de Águas Claras está localizada na região da Serra do Curral, símbolo de Belo Horizonte e importante patrimônio histórico, cultural e paisagístico de Minas Gerais. A unidade produziu minério de ferro por 30 anos, entre 1972 e 2002. Adquirida pela Vale em 2006, o local atualmente abriga escritórios administrativos da empresa e passa por obras de recuperação ambiental e fechamento de mina, que envolvem intervenções de caráter geotécnico para a reconformação e segurança das antigas estruturas da mineração. Importante esclarecer que o espaço destinado para eventos do edital já teve sua fase de obras concluída. 

Com área total de 1.908 hectares, a Mina de Águas Claras abriga 1.225 hectares de áreas verdes protegidas, como a Reserva Particular do Patrimônio Natural (RPPN) Mata do Jambreiro, além de reservas e áreas de proteção permanentes pertencentes a biomas como cerrado, campos rupestres e florestas estacionais em diversos estágios de recuperação.
 

A Mata do Jambreiro é uma área de preservação da Mata Atlântica, sendo a maior de sua categoria na Região Metropolitana de Belo Horizonte
Foto: Marcelo Coelho


A RPPN Mata do Jambreiro possui 912 hectares e se configura em um bolsão de preservação da Mata Atlântica de alto valor para a qualidade de vida na Região Metropolitana de Belo Horizonte. A reserva abriga nascentes de diversos córregos contribuintes do Rio das Velhas, como o Aperta Pé, o Jambreiro, o Águas Claras, o Campo Alegre, o Crioulos, o Criminoso, o Diamante e o Samambaia. 

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda