閉じる 閉じる

menu-img-alt vale-wave
com.liferay.portal.kernel.util.DateUtil_IW@3cb00c8c
Fotógrafo: Alexandre Rezende
com.liferay.portal.kernel.util.DateUtil_IW@3cb00c8c
Fotógrafo: Alexandre Rezende

Nosso compromisso com a equidade étnico-racial

Nossa empresa é construída a partir das singularidades de cada uma de nossas pessoas, que nos ajudam todos os dias a avançar em direção à um futuro mais equânime para todos e à um presente em que a discriminação e o preconceito não são tolerados.

Assumimos o compromisso de ser uma empresa antirracista e, juntos, trabalhamos todos os dias para promover a equidade de oportunidades na nossa empresa, a valorização dos nossos talentos negros e o combate ao racismo em todas as suas formas. Afinal, temos consciência que nosso papel na sociedade vai muito além da mineração.

Assista ao nosso manifesto antirracista

Não basta não ser racista, é preciso ser antirracista"

Para que exista mudança é necessário que, para além do discurso, haja um posicionamento claro. Saiba o que temos feito para promover a equidade étnico-racial em nossa empresa.
Estabelecemos a meta de ter 40% das posições de liderança (coordenadoras e acima) da Vale no Brasil composta por pessoas negras.
Promoção do letramento racial para a liderança executiva da nossa empresa.
Campanhas de conscientização e ações educativas têm sido promovidas por meio de webinars, treinamentos e conteúdos na plataforma da Valer Digital.
O Programa de Recém-Graduados priorizou a contratação de profissionais negros. Dos 144 trainees do Brasil, 66% são negros.
Lançado esse ano, o Programa Potencializando Talentos Negros oferece capacitação a 100 profissionais autodeclarados negros da empresa. Durante quatro meses, a iniciativa promove oficinas temáticas, sessões de coaching e mentorias em grupo, abordando temas como Empoderamento Pessoal, Mentalidade de Crescimento e Liderança Humanizada.​
Em 2022, lançamos também o Programa de Aceleração de Carreira para Mulheres Negras, que visa acelerar o desenvolvimento profissional de 100 mulheres negras da sociedade. Por meio de oficinas temáticas, mentoria individual, letramento e aulas com líderes negras renomadas, a Vale quer contribuir para o fortalecimento de competências e habilidades das participantes, preparando-as para atuarem em posições mais estratégicas no mercado de trabalho. O programa, desenvolvido em parceria com consultores especialistas na pauta racial, é gratuito e tem duração de cinco meses.​

Nosso relatório

Confira nosso Relatório de Diversidade, Equidade e Inclusão.

Vale e Mover na luta contra a discriminação racial

Desde 2021, aderimos ao Movimento pela Equidade Racial (Mover) – uma iniciativa inédita que reúne mais de 45 grandes empresas em prol de um objetivo: o compromisso da criação de um futuro no qual a equidade racial seja o ponto de partida.

Como uma ferramenta efetiva de combate ao racismo, o MOVER tem como meta a criação de 10 mil posições adicionais para negros em vagas internas de liderança, além de impactar três milhões de pessoas com empregos e capacitação, contribuindo para a redução das desigualdades sociais no Brasil. O Movimento também tem o compromisso de promover a conscientização com ações e conteúdos de letramento e incentivo ao debate com a sociedade.

O caminho é longo, mas juntos estamos ajudando a traçá-lo!

Fotógrafo: Ricardo Teles

Grupo de Afinidade Étnico-Racial

Nosso grupo de afinidade foi lançado em 2020 e é formado por empregados voluntários que têm o objetivo comum de promover discussões étnico-raciais, propor ações práticas para a equidade étnica e combater os vieses inconscientes e comportamentos discriminatórios por meio da propagação de conhecimento e sensibilização sobre o assunto.

A atuação do grupo é focada em apoiar o desenvolvimento dos seguintes pilares:
Curadoria de conteúdos para a jornada de aprendizagem na Valer Digital, visando contribuir para o letramento racial
Agenda de sensibilização que visa fomentar e participar de eventos que ajudem na compreensão das desigualdades
O engajamento da liderança
Apoio nas ações afirmativas de inclusão e equidade
Onda

Aprendendo Juntos

O primeiro passo para combater o racismo é a conscientização e a promoção de conhecimento sobre o assunto. Vamos aprender juntos?

Nossas pessoas fazem parte de toda a jornada de transformação e evolução da Vale. Ajudar a impactar suas trajetórias é nosso orgulho!

Eu sou empregada da Vale há mais de 10 anos e foi em 2020 na formação do Grupo de Afinidade Equidade Étnico-racial que vi que devo ‘vestir a camisa’ de forma que o impacto social positivo ultrapasse os muros da nossa empresa. Então, quando nós, com todo o nosso tamanho, nos posicionamos como antirracistas, puxamos uma cadeia imensa de empresas e, consequentemente, incentivamos que outras pessoas negras como eu tenham mais oportunidades.”

Gabriela Ataide

Analista de responsabilidade social e integrante do Grupo de Afinidade de Equidade Étnico-racial
Eu queria afirmar e reafirmar o compromisso da Vale com a equidade racial. Essa agenda está diretamente ligada ao nosso propósito que é melhorar a vida e transformar o futuro. Juntos. E deixar muito claro para todos, empregados próprios, terceiros, fornecedores e toda a sociedade o nosso posicionamento sobre equidade racial (...) Nós somos uma empresa antirracista!”

Alexandre Pereira

Vice-presidente executivo de Soluções Globais de Negócios
Diversidade e inclusão não é um ponto de chegada, mas um caminho constante, iniciamos nossa jornada para buscar um ambiente mais inclusivo. Mas para o êxito do grupo, é imprescindível que todos unam-se a nós, no esforço de fazer com que a nossa voz ecoe por toda a empresa, pelo Brasil e pelo mundo. Para tornarmos uma só voz, que consolide a equidade étnica e racial.”

Carol Nascimento

Especialista técnico de Relacionamento com Povos Indígenas e Comunidades Tradicionais da Vale e membro do novo Grupo de Afinidade
seta-direita scroll-to-see-more

Nossa voz é nossa força

Através do nosso trabalho, reunimos diversas vozes que se levantaram para defender a causa antirracista!
Aperte o play e escute o que elas têm a dizer

Adesão ao MOVER

seta-direita scroll-to-see-more

Programa Negritude Atitude

Desenvolvido pelo Centro Cultural Vale Maranhão, o Negritude Atitude é um projeto criado pela historiadora Paula Porta, que reúne personalidades de diversas gerações e áreas de atuação para falar sobre a atualidade e sentidos do conceito de Negritude. Aperte o play e conheça o projeto!

Conheça mais sobre nossas políticas e o que não toleramos na nossa empresa

Onda

Confira nossas notícias sobre o tema:

Nov/22



Out/22



Set/22



Ago/22



Jul/22



Jun/21



Mai/22



Abr/22



Mar/22



Fev/22



Jan/22



Dez/21



Nov/21



Dez/21



Set/21



Ago/21



Jul/21



Jun/21



Mai/21



Abr/21



Mar/21



Fev/21



Jan/21