閉じる

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
2021/05/27

Social

Iniciativas da Fundação Vale alcançam 2 milhões de pessoas

Projetos nas áreas de saúde, educação e inclusão produtiva contribuíram para o desenvolvimento social em 52 municípios em 2020

As iniciativas da Fundação Vale chegaram, no ano passado, a 2 milhões de pessoas em 52 municípios de seis estados brasileiros: Espírito Santo, Maranhão, Mato Grosso do Sul, Minas Gerais, Pará e Rio de Janeiro. No total, foram R$ 57,7 milhões investidos em projetos nas áreas de educação, saúde básica, inclusão produtiva e proteção social, principais eixos de atuação da entidade.

Em um ano marcado pela pandemia de covid-19, a Fundação adaptou e potencializou ações para atender às demandas das comunidades e mobilizou parcerias que contribuíram para o desenvolvimento social nos locais onde a Vale está presente. Iniciativas já planejadas para 2020 foram adequadas para execução a distância e novas ações foram desenvolvidas para atender às emergências impostas pelo cenário da pandemia. Para saber mais sobre essa atuação, acesse o Relatório de Atividades da Fundação Vale 2020.

“Nosso diálogo com os territórios e o diálogo com os parceiros que estabelecemos ao longo dos anos nos permitiram agir rapidamente mesmo no contexto desafiador que se apresentou. Assumindo um papel de agente integrador de iniciativas e mobilizador de parcerias conseguimos, de forma colaborativa, contribuir para o desenvolvimento social em muitas comunidades onde a Vale atua”, afirma Pâmella De-Cnop, Diretora Executiva da Fundação Vale.

Um exemplo dessa adequação feita em virtude da pandemia foi o projeto Ciclo Saúde, que é voltado para o fortalecimento da atenção básica e teve suas ações direcionadas ao enfrentamento da covid-19. O projeto apoiou 419 Unidades Básicas de Saúde de 29 municípios, responsáveis pelo atendimento de 1,8 milhão de pessoas. Foram doados mais de 460 mil insumos às UBS e cerca de 500 profissionais de saúde passaram por capacitação.

Promover o protagonismo e a autonomia financeira de mulheres e disseminar a cultura do uso de máscaras de proteção foram os principais objetivos da iniciativa Máscara + Renda, que gerou renda para cerca de 2 mil costureiras. Fruto de uma parceria entre a Fundação Vale e a Rede Asta e de uma rede de parceiros que contou com mais de 20 empresas e instituições, a iniciativa gerou cerca de R$ 4 milhões em renda para mulheres em situação de vulnerabilidade social. As costureiras e artesãs produziram mais de 2 milhões de máscaras, que foram doadas em todas as regiões do país.

No eixo de educação, teve início em 2020 o Projeto Territórios em Rede, fruto de uma parceria com a Associação Cidade Escola Aprendiz e a Wheaton Precious Metals. O projeto está sendo implementado em Marabá (PA) e Serra (ES) para reinserir alunos entre 4 e 16 anos que deixaram de frequentar a escola, cenário agravado durante a pandemia devido à interrupção de aulas presenciais. Para reestabelecer os vínculos de crianças e adolescentes com as escolas, o projeto mobiliza instituições que atuam com proteção social. No total, os projetos de educação da Fundação Vale beneficiaram 164 mil estudantes. Saiba mais sobre a Fundação Vale e as iniciativas em curso em https://www.fundacaovale.org/

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda