閉じる

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
2021/04/29

Culture

Instituto Cultural Vale apoia iniciativas de dança

Em 2021, são nove iniciativas entre balés, festivais e escolas de formação que contam com apoio. Projetos foram selecionados por escolha direta e edital Chamada Vale para execução neste ano

O Instituto Cultural Vale apoia iniciativas de dança em um momento em que sapatilhas e pés aguardam pisar novamente nos palcos. A arte cênica é um dos destaques entre os mais de 150 projetos patrocinados, criados ou apoiados pelo Instituto para execução em 2021.

Alinhados com a premissa do Instituto Cultural Vale de gerar um impacto positivo na vida das pessoas e construir um legado para futuras gerações, os projetos representam, também, a potência cultural brasileira. São eles: os balés “O Lago dos Cisnes” e “La Sylphide”, do Theatro Municipal do Rio de Janeiro, e “O Corsário”, da Escola de Dança Maria Olenewa, em parceria com o Theatro Municipal do Rio de Janeiro, a Cia de Dança Deborah Colker, com o espetáculo “CURA”, o Grupo Corpo, a Companhia Jovem de Ballet do Rio de Janeiro, idealizada pela bailarina e coreógrafa Dalal Achcar, a Cia de Dança do Pantanal, o Projeto Dança em Trânsito, o Projeto Danças, Artes e Tramas e, ainda, o Festival de Dança de Joinville, o maior do Brasil.

“O Instituto Cultural Vale recebe os projetos de dança com extrema satisfação. Apoiamos as mais diversas formas de expressão cultural do nosso povo e não poderia ser diferente. A dança, enquanto movimento, é uma das expressões mais fortes do nosso corpo. Ao lado da voz, tem a capacidade de traduzir a cultura de um povo, sua arte e sua estética. Fomentamos a arte da dança por acreditarmos em seu valor, em seu potencial de encantamento e, também, na sua capacidade de ampliar os horizontes das pessoas. Esperamos que este seja o começo de uma longa parceria com os produtores culturais do setor”, afirma Christiana Saldanha, gerente do Instituto Cultural Vale. c

O Instituto Cultural Vale patrocina projetos nas áreas de patrimônio material e imaterial, museus e centros culturais, circulação e festividades e música. Sua seleção é feita por escolha direta ou por meio de editais como a Chamada Vale de Patrocínios Culturais, que tem como objetivo fazer chegar a todo o território nacional o incentivo à produção cultural. Em sua primeira edição, em 2020, a Chamada Vale, realizada por meio do Instituto Cultural Vale, destinou R$25 milhões em recursos pela Lei Federal de Incentivo à Cultura a 68 projetos vindos de 24 estados brasileiros e do Distrito Federal, como o 38º Festival de Joinville e o Danças, Artes e Tramas, criado pelo Instituto FRED, que apresenta novas possibilidades para pessoas em situação de risco e vulnerabilidade social. As informações sobre solicitação de patrocínios e editais ativos podem ser acessadas em institutoculturalvale.org.

Além de patrocinar e apoiar projetos culturais em todo o Brasil, o Instituto Cultural Vale tem iniciativas autorais para fomentar a economia criativa em toda a sua cadeia produtiva, elaboradas a partir de diálogo com profissionais do setor cultural. Oferece programa de formação em Gestão Contemporânea das Artes – Música e Artes Cênicas e capacitação para proponentes em formatação e cadastro de projetos via Lei Federal de Incentivo à Cultura. Os programas são gratuitos e podem ser acessados no site do Instituto Cultural Vale.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda