閉じる

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
2020/03/24

Culture

Tour virtual ao Museu Vale e Memorial Minas Gerais Vale é opção durante o isolamento

População pode conhecer gratuitamente os espaços e conferir as exposições desses importantes centros culturais do país

Diante da rápida propagação do COVID-19, não há como escapar da quarentena. É uma medida preventiva para ajudar a frear a disseminação no novo coronavírus. Com o objetivo de contribuir com essa medida, museus e centros culturais foram fechados, temporariamente, para visitação. Durante o período de isolamento, no entanto, é possível visitar alguns museus, sítios arqueológicos e cidades históricas sem sair de casa.

O Museu Vale, em Vila Velha-ES, e o Memorial Minas Gerais Vale, em Belo Horizonte-MG, por exemplo, oferecem tour virtual para quem quiser conhecer um pouco mais das tradições locais e da arte contemporânea de forma original e interativa. Para fazer o tour virtual no Museu Vale clique aqui e, para conhecer o Memorial Minas Gerais Vale, clique aqui.

O Museu Vale preserva a história da Estrada de Ferro Vitória a Minas | Crédito: Vitor Nogueira

O Museu Vale foi inaugurado em 15 de outubro de 1998 e é um espaço de preservação e difusão dos registros que contabilizam mais de 100 anos de história da construção da Estrada de Ferro Vitória a Minas, e tornou-se um centro de excelência de mostras de arte contemporânea, com um espaço dedicado a exposições de artistas consagrados e jovens talentos. Também promove o intercâmbio, reflexão sobre a arte e a sensibilização de novos públicos.

Já o Memorial Minas Gerais Vale, caracterizado como museu de experiência,  celebra as tradições mineiras. Cenários reais e virtuais se misturam para criar experiências e sensações que levam os visitantes do século XVIII ao século XXI. Aberto em 2010, o prédio que abriga o Memorial Vale era a sede da Secretaria do Estado da Fazenda de Minas Gerais. A edificação histórica datada de 1897 é o local onde foi lançada a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte.

A construção, localizada na Praça da Liberdade, um dos principais pontos turísticos da capital mineira, é tombada pelo Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico de Minas Gerais - IEPHA/MG. Além do português, a visita pode ser feita nos idiomas inglês, francês, espanhol e em libras. Pela tela podem ser vistos parte dos três pavimentos, com suas 31 salas que compõem o local.

A edificação onde funciona o Memorial Vale é de 1897. No local foi lançada a pedra fundamental da cidade de Belo Horizonte | Crédito: Marcelo Coelho

História, tradição e cultura

Acreditando no poder de histórias, tradições e cultura, a Vale mantém e preserva importantes sítios arqueológicos, como as ruínas de Casas Velhas, Fábrica Patriótica e o Forte do Brumadinho, todos em Minas Gerais. Os locais encontram-se em áreas de propriedade da Vale e abrigam o começo da história da empresa na mineração. As visitas agendadas estão também, temporariamente, suspensas, mas o acesso virtual é liberado. Clique aqui para conhecer!

Também é possível visitar duas das principais cidades históricas de Minas Gerais, sem sair de casa. Basta clicar aqui para conhecer Ouro Preto e aqui para visitar Congonhas.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda