閉じる

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
2023/05/03

Environment, Iron Ore

Vale disponibiliza atendimento sobre o Projeto Apolo nas comunidades vizinhas ao empreendimento

Ponto de Informação Móvel vai percorrer distritos e bairros para levar informação à população

A Vale deu início, em Caeté, ao serviço itinerante de informação sobre o novo conceito do Projeto Apolo – mais seguro e sustentável, sem barragem. O Ponto de Informação Móvel (PIM) vai passar pelos bairros e distritos do município neste mês de maio. 

Os moradores poderão esclarecer dúvidas e se informar sobre as características e atividades do projeto. O atendimento itinerante começou na comunidade de Rancho Novo, distrito de Caeté, e vai até amanhã (4/5). O PIM funciona de segunda à sexta, das 8h às 16 horas, exceto feriados. Às segundas-feiras os trabalhos começam às 10 horas e às sextas-feiras terminam às 14 horas. 


O atendimento às comunidades começou pelo distrito de Rancho Novo, em Caeté

Na próxima semana, de 8 a 12 de maio, o serviço será oferecido na praça da Igreja Matriz Nossa Senhora de Bonsucesso, em frente à prefeitura. De 15 a 19/5, será a vez do bairro José Brandão, na Avenida Carlos Cruz. Já de 22 a 26 de maio, o atendimento acontecerá na praça do Bairro Charneaux, e de 29/5 a 2/6 na Praça Getúlio Vargas, também na Avenida Carlos Cruz. Os moradores podem ligar para o Alô Vale, no número 0800 285 7000 (opção 5), para saber quando e onde o PIM estará em sua comunidade. A ligação é de graça. 

O novo conceito do Projeto Apolo sem barragem foi protocolado em 2021 e está, atualmente, em processo de análise pelo órgão ambiental. A nova proposta do empreendimento é resultado de pesquisas e evoluções nas práticas de engenharia para uma mineração mais segura e sustentável. 

O novo Projeto Apolo está localizado entre os municípios de Caeté e Santa Bárbara e consiste na implantação de mina, pilha de estéril, usina de tratamento de minérios e ramal ferroviário de 8 km para conexão à Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM). O empreendimento prevê a produção de cerca de 14 milhões de toneladas de Sinter Feed por ano à umidade natural, ou seja, sem uso de água no beneficiamento do minério de ferro. Também não vai gerar rejeito porque todo minério lavrado será transformado em produto, eliminando a necessidade de barragem ou outra estrutura de disposição de rejeitos. 

O projeto deve gerar cerca de 2.600 empregos temporários no pico das obras, com priorização de mão de obra local. Na fase de operação, serão cerca 740 empregos diretos (entre próprios e terceiros), além dos indiretos e induzidos. Ainda durante a operação, estima-se a movimentação de cerca de R$ 138 milhões em massa salarial anualmente, além de uma adição de R$ 151 milhões em impostos (CFEM e TRFM) por ano. 
 

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda