閉じる 閉じる

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
10/21/22

Culture

Vale oferece 250 vagas para curso de iniciação profissional em Noções Básicas para Maquinistas em Minas Gerais e Espírito Santo

Formação gratuita será realizada em parceria com o Senai das regiões participantes

Moradores de cidades em Minas Gerais e Espírito Santo terão a oportunidade de participar do curso gratuito de iniciação profissional em Noções Básicas para Maquinistas. A qualificação é oferecida pela Vale em parceria com o Senai. São 250 vagas, sendo 200 para municípios mineiros e 50 para capixabas. As inscrições podem ser feitas entre os dias 24 e 26 de outubro. 

 

A iniciativa faz parte do Programa de Preparação para o Mercado de Trabalho (PPMT). Para se inscrever, é necessário ter mais de 18 anos, morar nas cidades participantes e ter o ensino médio completo ou a ser finalizado este ano. 

 

Rosiane da Hora da Silva é maquinista há 20 anos e lembra os primeiros passos na profissão. “A minha qualificação só teve início depois que comecei a atuar na área. O surgimento de cursos como esse é uma oportunidade para quem quer se aproximar da profissão de maquinista. A dica para quem vai trilhar esse caminho é ser proativo e gostar de desafios, além de aproveitar todas as formações, porque há poucas pessoas capacitadas no mercado. O que me encanta na profissão é conduzir um trem de forma hábil e segura. É um meio de transporte robusto, com quilômetros de comprimento, que fascina e contagia a todos por onde passa”, diz.

 

As aulas serão presenciais e realizadas de segunda a sexta-feira. Há vagas para os turnos da tarde e da noite. O conteúdo inclui informações sobre operação ferroviária, vistoria de vagões e cargas, manobras, entre outros. O objetivo é estimular a qualificação profissional e contribuir para o desenvolvimento social nos territórios onde a Vale atua. Não há relação entre a qualificação e a contratação de mão de obra pela empresa.


 

Serviço:

Inscrições: de 24 a 26 de outubro, das 13h às 17h e das 18h às 22h

Locais de inscrição em Minas Gerais: Senai de Governador Valadares (Rua Leda Maria Mota Godinho, 120, Nova JK, Gov. Valadares); Senai Ipatinga (Av. Pedro Linhares Gomes, 5431, Horto, Ipatinga); Senai Mariana (Rua do Contorno, s/nº, Colina, Mariana); Escola Estadual Rodrigo de Castro Moreira Pena (Rua Lírio nº 65, Res. Santo Antônio, Santa Bárbara)

Local de inscrição no Espírito Santo: Senai Vitória, localizado na Avenida Marechal Mascarenhas de Moraes, 2235, Bento Ferreira, Vitória, ES

Requisitos: morar em Governador Valadares, Ipatinga, Timóteo, Coronel Fabriciano, Santana do Paraíso, Mariana, Ouro Preto, Santa Bárbara e Barão de Cocais, em Minas Gerais; Vitória, Serra, Cariacica e Vila Velha, no Espírito Santo; ter mais de 18 anos e ensino médio completo (ou a ser concluído em 2022).

Documentos necessários: Original do documento oficial de identificação com foto (RG ou CNH); CPF; comprovante de residência e de escolaridade; apresentação do CadÚnico para o candidato que tiver

Aulas: a partir de 7 de novembro

Mais informações: vale.com/mg e vale.com/es

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Foto:
Onda