Moradores de Rio Piracicaba participam de simulado de emergência de barragens neste sábado
recent-searches
روابط سريعة
•
Moradores de Rio Piracicaba participam de simulado de emergência de barragens neste sábado
São esperados mais de 4.500 moradores no treinamento
Belo Horizonte, 29 de novembro de 2019 - As defesas civis Estadual e Municipal, a Prefeitura de Rio Piracicaba e a Vale, com apoio das polícias Civil e Militar, do Corpo de Bombeiros Militar e demais órgãos, realizam no dia 30 de novembro (sábado), às 15 horas, simulado de emergência de barragens de mineração na cidade.
A atividade, de caráter preventivo, envolverá aproximadamente 4.600 pessoas moradoras de 1.587 residências e 234 unidades comerciais de 15 bairros localizados nas Zonas de Autossalvamento (ZAS) e de Segurança Secundária (ZSS) das barragens Diogo, Monjolo e Porteirinha. Empregados da mina Água Limpa, que estiverem trabalhando no dia e horário do simulado, também participarão do exercício. As estruturas estão seguras e possuem declaração de estabilidade.
O objetivo do simulado é orientar a população sobre como proceder em caso de emergência de barragem. A comunidade será alertada sobre o início da atividade por meio de sirenes com mensagem de voz informando sobre a simulação de emergência com as estruturas. A população deverá, então, se dirigir para um dos 45 pontos de encontro que serão montados em áreas seguras, fora das ZAS. Cerca de 1.500 profissionais estarão envolvidos na organização e condução do evento.
Importante lembrar que ZAS é a região à jusante da barragem, cuja distância pode ser considerada em cerca de 10km ou o tempo de chegada da onda, no caso de rompimento, for de 30 minutos. Já a Zona de Segurança Secundária (ZSS) é a área posterior à ZAS.
O simulado faz parte do Plano de Ação de Emergência de Barragens de Mineração (PAEBM) e do Plano de Contingência e Evacuação de Rio Piracicaba, este último elaborado por uma equipe multidisciplinar formada por representantes das defesas civis Estadual e Municipal, Prefeitura, Vale, polícias Militar e Civil, Corpo de Bombeiros e Ministério Público de Itabira.
Mapeamento da população
A Defesa Civil e a Vale atualizaram, este ano, o registro da população localizada nas ZAS e ZSS das barragens da Vale no município. Cerca de 2 mil imóveis da região foram visitados por profissionais contratados pela Vale. Foram mapeadas informações como número de moradores, idade, necessidades especiais, além do registro de animais domésticos, equipamentos públicos e estabelecimentos comerciais. A equipe também orientou os moradores sobre procedimentos de segurança a serem seguidos em caso de emergência com barragem de mineração. Durante a abordagem, foram entregues, ainda, materiais com mapas das rotas de fuga e dos pontos de encontro, além dos telefones de contato da Defesa Civil e da Vale. Mais de 400 placas de sinalização de rotas de fuga e 45 pontos de encontro foram instaladas no município.
Reuniões preparatórias
Na manhã do dia 30, a Defesa Civil conduzirá reuniões preparatórias para orientar a população sobre como proceder durante o simulado. As reuniões ocorrerão às 10h, simultaneamente em cinco locais da cidade, para que o maior número de pessoas possa participar.
Locais das reuniões com a comunidade:
- Campo de Futebol de Bicas (Rua Arlindo Ferreira Machado, s/n, bairro Bicas).
- Tenda em frente à antiga fábrica de cosméticos (Rua Moacir Carvalho Taroca, 134, Samitri).
- Espaço de Eventos Codorna (Rua Antônio Saturnino, 78, Centro).
- Ginásio da Escola Curumim (Rua Joaquim Lacerda, Praia).
- Ginásio da Escola Municipal Córrego São Miguel (Rua Emílio de Freitas, 9, bairro São Miguel).
Confira as vias de acesso à cidade que serão interditadas durante o simulado:
- MG-123 KM 1,5 sentido BR381 e Jacuí para Rio Piracicaba, próximo ao ponto de ônibus Comunidade de Boa Vista
- MG 123 KM 15,7 próximo à entrada da comunidade do Vilela - sentido Alvinópolis
- Estrada de acesso à Florália e Santa Bárbara para Rio Piracicaba - próximo a Comunidade de Cachoeirinha - Zona Rural
- Bifurcação da entrada do bairro São Sebastião (Estiva) com a estrada de Comunidade do Potreiro
Mais informações pelo telefone 0800 039 6010.
Sobre as barragens
A Vale possui 4 estruturas em Rio Piracicaba cadastradas na Agência Nacional de Mineração (ANM): Diogo, Monjolo, Porteirinha e Elefante. Todas enquadram-se na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). Elas são caracterizadas entre barragens de rejeitos e de sedimentos, construídas de acordo com as normas de projetos de barragem e de engenharia.
Conforme determina a portaria DNPM 70.389/2017, as barragens Diogo, Monjolo e Porteirinha devem contar com PAEBMs, cujos documentos foram atualizados e protocolados na Prefeitura e Defesas Civis Federal, Estadual e Municipal. Além disso, a Vale realiza inspeções e monitoramentos regulares de suas estruturas.
Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com
See also