أقفل

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
٣٠‏/٧‏/٢٠٢٠

Culture

Museus e Centros Culturais Vale celebram mês do folclore

Programação exclusiva online festeja as manifestações culturais brasileiras durante o mês de agosto

Em agosto é celebrado o mês do folclore e os Museus e Centros Culturais criados e geridos pela Vale realizam uma série de atividades para celebrar a data. A programação virtual do Museu Vale (ES), do Memorial Minas Gerais Vale (MG), do Centro Cultural Vale Maranhão (MA) e da Casa da Cultura de Canaã dos Carajás (PA) traz opções para toda a família, com contação de histórias, documentários e webinários que valorizam as múltiplas manifestações culturais brasileiras.

O Museu Vale terá uma agenda online de contação de histórias populares de autores como Monteiro Lobato e Ana Maria Machado semanalmente durante todo o mês de agosto. A atividade, que estará disponível em www.museuvale.com, será comandada por Dana Oliver, da Vão Brincar, e também terá oficinas lúdicas voltadas para o público infanto-juvenil.
 
O Memorial Minas Gerais Vale contará com a participação do Festival de Folclore de Jequitibá, considerado Patrimônio Imaterial do município, em sua programação virtual entre os dias 22 e 30 de agosto. Em sua 32ª edição, a festa apresentará uma série de vídeo-atividades que contará a força e tradição do principal evento da Capital Mineira do Folclore. Também faz parte da celebração a exibição do documentário preparado exclusivamente para o Memorial Vale, "Sá Rainha apresenta: O Congado e a perseverança da Fé na Guarda de São Jorge em tempos de Isolamento Social", da Guarda de Congado, do bairro Concórdia, em Belo Horizonte. A programação virtual estará disponível no YouTube (www.youtube.com/user/memorialvale).

O Centro Cultural Vale Maranhão apresenta a série "Caboclo de Pena: Os Protagonistas", que dá continuidade ao curta metragem "Caboclo de Pena" (2019), primeira produção cinematográfica do CCVM, que registra de forma inédita o bailado do personagem do Bumba Meu Boi de sotaque de matraca. Os vídeos individuais, com duração de 5 a 10 minutos, aprofundam o registro da dança desta figura marcante através da trajetória de 29 protagonistas e sua visão da dança, que é parte do patrimônio cultural do Brasil. Tão importante quanto a ginga do bailante, é a sua indumentária, composta por 11 peças em pena de ema e que pode chegar a pesar 30 kg. Todas as sextas-feiras e domingos novos vídeos serão lançados no YouTube do centro cultural (www.youtube.com/centroculturalvalemaranhao). A série integra o projeto Coreografias Maranhenses, de Paula Porta, com o objetivo de documentar e divulgar a dança maranhense, ressaltando sua força e diversidade.

Na Casa da Cultura de Canaã dos Carajás, as lendas da Região Amazônica são o grande destaque. Uma palestra virtual com o tema "Me conta uma história: A composição dos mitos amazônicos. Uma imersão sobre conceitos de aspectos 'Fantástico/Maravilhosos' de lendas amazônicas", de João Leno Pereira de Maria, professor da Universidade Federal do Pará, será enviada por WhatsApp, entre os dias 3 e 4 de agosto, para aqueles que quiserem saber um pouco mais sobre a cultura da região. Mais informações em www.casadaculturacanaa.com.br.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda