Sluiten

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
01-03-24

Dams

Defesa Civil e Vale ativam nova sirene de emergência em Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG)

O equipamento foi instalado preventivamente para reforçar a segurança e melhorar a capacidade operacional do sistema de alerta

A população de Antônio Pereira, distrito de Ouro Preto (MG), que vive perto das barragens Natividade, Doutor e Timbopeba está ainda mais segura. A Defesa Civil Municipal e a Vale realizarão, neste sábado (02/03), às 10h15, o comissionamento de uma nova sirene de emergência, que passa a integrar o sistema de alarme das estruturas. O objetivo é ampliar a capacidade operacional desse sistema, com foco em prevenção e segurança.

O comissionamento, que acontecerá logo após o teste mensal das sirenes de alerta já instaladas, é considerado o primeiro acionamento de uma nova sirene, feito com o som real de emergência e com duração estimada de 7 minutos, tendo como objetivo testar seu funcionamento e verificar o alcance do som. Antes do som real de emergência, será emitida uma mensagem informando que se trata de um teste. Não é necessária nenhuma ação por parte da comunidade, que poderá manter sua rotina normalmente.   A atividade é realizada em continuidade às ações que fazem parte do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) das estruturas, em cumprimento à legislação vigente. Não houve qualquer alteração na condição de segurança das barragens.   Prevenção e monitoramento   Com objetivo de desenvolver e fortalecer a cultura de prevenção nas comunidades onde atua, a Vale tem equipes dedicadas a fazer a gestão de emergências junto às pessoas e em conjunto com a Defesa Civil e órgãos competentes. Para isso são realizados, periodicamente, treinamentos e exercícios simulados para preparar a população em caso de eventuais emergências com barragens, além de testes rotineiros dos equipamentos de alerta. O foco prioritário é a segurança das pessoas, o cuidado com o meio ambiente e a redução de riscos.   As principais barragens da Vale são monitoradas 24 horas por dia e 07 dias por semana pelos Centros de Monitoramento Geotécnico (CMGs) da empresa, além de receberem inspeções regulares de equipes internas e externas, que agem prontamente quando são necessárias ações preventivas ou corretivas. Mais informações podem ser obtidas no site www.vale.com/esg.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda