Sluiten

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
12-09-19

Social

Vale patrocina obras de restauro e modernização no Museu do Ipiranga

A reinauguração do espaço, prevista para 2022, marcará o bicentenário da independência do Brasil

O Museu do Ipiranga, o museu público mais antigo da cidade de São Paulo e um dos mais visitados do país, deu início a um projeto para restauro e modernização do seu espaço de visitação. Após o cumprimento de diversas etapas de planejamento, preparação e projeto, no dia 7/9 foi anunciada a construtora vencedora da concorrência da obra, que começará em outubro. O evento marcou também o compromisso para inauguração do novo espaço em 7 de setembro de 2022, marcando o bicentenário da independência do Brasil.

O prédio foi construído entre 1885 e 1890 e é tombado como patrimônio histórico municipal, estadual e federal. Está desde 1963 sob a administração da USP, atendendo às funções de ensino, pesquisa e extensão, pilares de atuação da Universidade. As informações sobre as obras estão disponíveis em museudoipiranga2022.org.br .

O patrocínio da Vale ao restauro e modernização do Museu do Ipiranga está em linha com a visão da empresa, que apoia cultura em diversos pontos do país, buscando projetos que valorizem o patrimônio material e imaterial brasileiro. "O Museu do Ipiranga é referência cultural e histórica, um dos espaços mais visitados do país.", explica Hugo Barreto, diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.

Nos próximos meses, trabalhadores e maquinários que darão início às intervenções físicas no prédio. Além do restauro, o edifício irá ter sua área ampliada e nova distribuição de suas áreas públicas. Passa a contar com um acesso pelo subsolo, integrado às fontes do Parque, além de auditório, salas de atividades, restaurante e café. O mirante, fechado há décadas por questões de segurança, voltará a ser aberto ao público, com acessibilidade total em toda sua extensão.

Histórico

As obras são o resultado de um intenso processo que teve início em 2013, com o fechamento do edifício em função do risco de quedas de partes da cobertura causado por infiltrações. Desde antes, no entanto, a USP já vinha realizando diversos estudos das condições físicas do prédio: diagnósticos das fachadas, das coberturas, completados posteriormente por um laudo estrutural completo. Após um período de planejamento e preparação, teve início a retirada de todo o acervo do interior do prédio, que atualmente encontra-se em reservas técnicas, acessível aos especialistas, pesquisadores e público interessado.

Outra importante etapa foi a realização do Concurso Nacional de Arquitetura para o Restauro e Modernização do Edifício-Monumento do Museu Paulista da Universidade de São Paulo, cujo lançamento ocorreu há exatos dois anos, nas celebrações do Dia da Independência de 2017. O escritório Hereñú & Ferroni Arquitetos, vencedor do concurso, elaborou a partir de então o Projeto Executivo, que neste momento é a base sob a qual está sendo feita a concorrência entre construtoras para a definição da empresa responsável pelas obras do local.

No próximo dia 7 de setembro, a USP e o Sesc São Paulo realizam a 3ª edição do Museu do Ipiranga em Festa, celebrando um importante marco no processo de renovação do local, com o anúncio da construtora vencedora da concorrência da obra, ato que consolida a conclusão das etapas de planejamento (estudos técnicos, projetos arquitetônicos e executivos), e preparação (retirada e manutenção dos acervos) para o início das intervenções físicas.

Site do projeto de restauro: http://museudoipiranga2022.org.br/
Site do concurso de arquitetura: www.museudoipiranga.fusp.org.br/

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda