Estrada de Ferro Vitória a Minas terá cerca e muros de proteção para aumentar a segurança em Nova Era
Recent searches
Quick Links
•
Estrada de Ferro Vitória a Minas terá cerca e muros de proteção para aumentar a segurança em Nova Era
Obras serão realizadas em Praia Grande, Drummond Velho e Capelinha
A Vale iniciará a construção de cerca e de muros de proteção para aumentar a segurança da operação ferroviária da Estrada de Ferro Vitória a Minas em Nova Era. As obras fazem parte dos compromissos assumidos na renovação da concessão ferroviária, formalizada em dezembro de 2020.
Os muros de proteção, feitos com placas pré-fabricadas de concreto e com telas para assegurar a visibilidade da ferrovia, serão construídos em Praia Grande e em Drummond Velho, com extensão de 205 e de 120 metros, respectivamente. Já em Capelinha, além do muro de proteção, com 485 metros, considerando os dois lados da ferrovia, será implantada uma cerca de mourão de concreto e arame, de 1.170 metros, para delimitar a faixa de domínio da Estrada de Ferro Vitória a Minas, ou seja, a área destinada à sua instalação e operação.
A construção de muros de proteção em determinados trechos da Estrada de Ferro Vitória a Minas integra um conjunto de iniciativas para promover uma convivência ainda mais segura das comunidades com a ferrovia, direcionando o fluxo de pessoas e veículos para as passagens oficiais existentes, reduzindo assim os riscos de acidentes por causa de travessias em locais inadequados.
O trabalho será feito por meio de frentes avançadas de obra itinerantes, montadas e desmontadas diariamente. A previsão de conclusão é no primeiro semestre de 2023.
Obras de mobilidade urbana
Com a prorrogação da concessão da Estrada de Ferro Vitória a Minas (EFVM), em 2020, a Vale se comprometeu a realizar obras que aumentarão ainda mais a segurança e a mobilidade urbana nas regiões por onde passa a ferrovia. Ao todo, serão contemplados 28 municípios em Minas Gerais e no Espírito Santo até 2030, tendo por base os critérios de priorização definidos pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério da Infraestrutura após processo de ampla participação popular em audiências públicas.
A Vale segue implantando ações sociais, ambientais, culturais e fomentando o desenvolvimento das regiões onde atua. A EFVM e a Estrada de Ferro Carajás (EFC) são reconhecidas pelos órgãos competentes como as mais seguras ferrovias e com melhores índices ambientais do país.
A empresa também realiza um trabalho de diálogo constante com as comunidades, esclarecendo sobre os comportamentos necessários para uma convivência segura com a linha férrea. Do total de investimentos previstos na prorrogação antecipada das duas ferrovias, R$ 2,1 bilhões serão destinados à EFVM.
Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com
See also