Close

Vale employee smiling in green landscape. She is wearing a green Vale
uniform, goggles, helmet and ear plugs. Visual wave artifact Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno
3/25/20

Social

Vale atualiza sobre ações preventivas em relação ao coronavírus em Itaguaí e Mangaratiba

A empresa vem tomando todas as medidas necessárias para reforçar a prevenção em seus locais de trabalho e nas regiões onde está presente

A Vale vem tomando todas as medidas necessárias para reforçar a prevenção e evitar a propagação do coronavírus (Covid-19) em seus locais de trabalho e nas localidades onde atua. A empresa adotou uma série de ações com o objetivo de reduzir a presença do efetivo administrativo e operacional em suas unidades, de forma a manter apenas os serviços essenciais.

Além do trabalho remoto adotado desde o dia 16 de março para empregados cujas funções são elegíveis a home office e para empregados dos grupos de risco, conforme orientação do Ministério da Saúde, a empresa colocou em prática uma série de ações destinadas a evitar aglomerações, como o rodízio de empregados e a redução da quantidade de pessoas nas portarias, nos ônibus, embarcações e nos restaurantes de suas operações.

Nas portarias, foram reforçadas as restrições de acesso, mantendo-se a entrada apenas de fornecedores considerados essenciais (alimentação, água, transportes, entre outros). Também é realizada a triagem de todos os empregados, que devem responder diariamente, ainda em casa, a um questionário que indica possíveis sintomas. Na hipótese de ser identificado algum sintoma gripal, o empregado recebe recomendação para ficar em casa por 14 dias.

Nos restaurantes, a Vale adotou medidas para aumentar o distanciamento social, como a marcação de mesas para orientar a ocupação, além do reforço de limpeza de mesas e distribuição de marmitas e talheres descartáveis, com o objetivo de evitar possíveis focos de contaminação nos utensílios. Protocolos de limpeza e desinfecção das áreas comuns seguem as recomendações técnicas aplicáveis.

Além disso, todas as visitas às instalações da empresa em Mangaratiba e Itaguaí foram suspensas por tempo indeterminado. Da mesma forma, foi suspensa a visitação à Fazenda Marinha.

A Vale mantém ainda constante contato com as empresas fornecedoras para reforçar as orientações de prevenção e garantir a segurança de todos. A empresa também anunciou, nessa terça-feira (24/3), uma série de medidas de suporte para seus fornecedores e parceiros durante a crise provocada pela pandemia do coronavírus. A estimativa é que a empresa injete cerca de R$ 160 milhões na economia nos próximos dias somente com a antecipação de pagamentos para pequenas e médias empresas.

"A Vale adotou medidas de prevenção, seguindo as recomendações dos órgãos de saúde, com o objetivo de evitar a propagação do Covid-19. Intensificamos a higienização dos locais de trabalho, reduzimos a quantidade de pessoas trabalhando nas operações com o objetivo de evitar aglomerações, diminuímos a quantidade de pessoas presentes em ônibus e em embarcações. Desde o dia 16 de março, empregados cujas funções permitem atuação por meio de home office, passaram a trabalhar de forma remota. Estamos empenhados em assegurar condições de trabalho adequadas para o contingente mínimo de trabalhadores que continuam exercendo suas atividades nas unidades operacionais", diz o gerente executivo do Terminal da Ilha Guaíba (TIG) e da Companhia Portuária Baía de Sepetiba (CPBS), Walter Pinheiro.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda