Sulje

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
4.12.2024

Environment

Vale fecha acordo com Governo do Estado de Minas Gerais para investimento de cerca de R$ 42 milhões em Programa de Regularização Ambiental

O Programa, fruto do Acordo de Cooperação Técnica da Vale com o Governo de Minas Gerais, lançado esta quarta (4) busca promover a regularização ambiental de pequenas propriedades rurais

A Vale, em parceria com o Governo do Estado de Minas Gerais, por meio da Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável (SEMAD) e do Instituto Estadual de Florestas (IEF), lança, neste dia 4, o Programa de Regularização Ambiental - PRA Produzir Sustentável na APA Cachoeira das Andorinhas. O Programa, resultado de um Acordo de Cooperação Técnica, engloba diversas ações e um investimento de cerca de R$ 42 milhões por parte da Vale até 2030. O evento de lançamento ocorrerá na região de Catarina Mendes, em Ouro Preto, e terá a presença de autoridades públicas, representantes da iniciativa privada, atores locais/regionais e produtores rurais.

O Programa de Regularização Ambiental é composto por um conjunto de ações para que proprietários ou possuidores rurais regularizem passivos ambientais em Áreas de Preservação Permanente (APPs), Reservas Legais (RL) e Áreas de Uso Restrito (AUR). Os benefícios incluem prazos diferenciados para a recuperação das áreas, acesso a linhas de crédito para as propriedades, entre outros.

O Programa tem o objetivo de conscientizar os participantes sobre a importância da conservação ambiental e do manejo adequado dos recursos naturais. A iniciativa pretende integrar ações de preservação ambiental com o fortalecimento das atividades produtivas da região.

"Acreditamos que a cooperação entre os setores público e privado é fundamental para o ganho de escala na implementação de soluções que geram impactos positivos para o meio ambiente e para a sociedade. A atuação em parceria com a SEMAD e o IEF na promoção da regularização ambiental de imóveis rurais e na implementação de um instrumento tão importante como o pagamento por serviços ambientais reforça o nosso compromisso com a construção coletiva de políticas estratégicas, e com o desenvolvimento sustentável dos territórios onde atuamos.", afirma Patrícia Daros, diretora de Soluções Baseadas na Natureza da Vale.

"Estamos extremamente orgulhosos e engajados em participar de uma iniciativa como essa. Apoiando a regularização ambiental de pequenas propriedades rurais, contribuindo para a conservação de recursos naturais e desenvolvimento de práticas sustentáveis no território, além é claro da oportunidade valiosa de troca de experiências com a comunidade fomentando o conhecimento compartilhado e a cooperação", reforça Marcio Santos, gerente de Recursos Naturais e Áreas Protegidas – Reserva Natural Vale.

O PRA Produzir Sustentável busca promover a adequação ambiental de pequenas propriedades rurais de Minas Gerais de acordo com a legislação vigente. O ponto de partida será a Área de Preservação Ambiental (APA) Cachoeira das Andorinhas, também localizada em Ouro Preto, que funcionará como modelo para a implantação da iniciativa.

A APA Cachoeira das Andorinhas, que abrange uma área de 18.700 hectares entre Ouro Preto e o distrito de São Bartolomeu, foi criada pelo Decreto Estadual nº 30.264, de 16 de outubro de 1989. Nesse território está a nascente do Rio das Velhas, a Floresta Estadual do Uaimií e o Parque Natural Municipal das Andorinhas, áreas geridas pelo IEF com o objetivo de conservar recursos naturais e apoiar o desenvolvimento sustentável da região.

"O desafio de tirar do papel o código florestal em Minas Gerais é enorme, já que são mais de 1 milhão de cadastros ambientais rurais, com mais de 90% de pequenos imóveis que demandam apoio do estado. Parcerias dessa natureza estão ajudando a recuperar as áreas protegidas por lei e a contribuir para mitigação e adaptação às mudanças climáticas e para implementação dos Objetivos do Desenvolvimento Sustentável. O acordo com a Vale é pioneiro nessa natureza, com investimentos significativos em um território de grande importância para Minas Gerais.", destaca Marília Melo, Secretária de Estado de Meio Ambiente e Desenvolvimento Sustentável de Minas Gerais.

O Programa de Regularização Ambiental também oferece o Pagamento por Serviços Ambientais (PSA) aos produtores rurais, vinculado à regularização das pequenas propriedades rurais. Por meio do PSA, serão oferecidos insumos e apoio técnico e produtivo aos proprietários para a proteção e recuperação da vegetação nativa na APA Cachoeira das Andorinhas, incentivando o desenvolvimento sustentável local.

"O PRA Produzir Sustentável na APA Cachoeira das Andorinhas é um dos principais projetos em desenvolvimento atualmente em Minas Gerais para a promoção da regularização ambiental de imóveis rurais, visto que a proteção e restauração das áreas de preservação permanente e reserva legal desse território gerará impacto na segurança hídrica da região metropolitana de Minas Gerais, além de contribuir com ferramentas e instrumentos de referência para todo o estado", afirma Breno Lasmar, diretor geral do Instituto Estadual de Florestas (IEF).

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda