Alunos do programa Vale Música participam de concerto virtual com a Orquestra Sinfônica Brasileira
recent-searches
Snabblänkar
•
Alunos do programa Vale Música participam de concerto virtual com a Orquestra Sinfônica Brasileira
Jovens estudantes de Corumbá (MS), Serra (ES) e Belém (PA) tiveram aulas on-line com músicos da OSB durante o ano de 2020
Cerca de 50 alunos do programa Vale Música dos municípios de Corumbá, Serra e Belém tiveram aulas com professores da Orquestra Sinfônica Brasileira ao longo do ano de 2020. Em função da pandemia, os encontros, que costumavam ser presencial, precisaram migrar para o ambiente virtual – assim como o concerto de culminância das ações. Nos dias 13, 14 e 15 de janeiro, a OSB publicará, em suas redes sociais, vídeos em que os jovens estudantes tocam junto com os músicos da orquestra – cada um em sua casa.
A ação faz parte do Programa Vale Música, uma iniciativa do Instituto Cultural Vale, que acredita no poder de transformação por meio da música e cria uma rede colaborativa de ensino e aprendizagem entre os projetos musicais que a Vale patrocina. Isso acontece por meio de intercâmbios entre estudantes e professores, aulas com músicos das orquestras parceiras e residências artísticas. Na OSB, as ações ocorrem no âmbito do Conexões Musicais – projeto de responsabilidade social da Fundação.
O concerto on-line será dividido em três partes e os vídeos serão publicados sempre às 11h. No dia 13, os músicos da OSB dividirão o palco virtual com os jovens alunos do Vale Música do Instituto Moinho Cultural (MS). Juntos, eles interpretarão “Sonhos Guaranis”, de Almir Sater e Paulo Simões, em arranjo de Alexandre Queiroz.
No dia seguinte, é a vez dos talentosos estudantes do município do Vale Música Serra, no Espírito Santo. “Ardiloso”, do compositor Mauricio de Oliveira, em arranjo de Rafael Rocha, está no programa que eles interpretarão na companhia de seus professores. Fechando o concerto virtual, no dia 15 de janeiro, “Cantiga de Penas”, de Salomão Habib, com os alunos do Vale Música Belém (PA), em arranjo de Alexandre Queiroz.
A ORQUESTRA SINFÔNICA BRASILEIRA:
Fundada em 1940, a Orquestra Sinfônica Brasileira é reconhecida como um dos conjuntos sinfônicos mais importantes do país. Em seus 80 anos de trajetória ininterrupta, a OSB já realizou mais de cinco mil concertos e é reconhecida pelo pioneirismo de suas ações, tendo sido a primeira orquestra a realizar turnês pelo Brasil e exterior, apresentações ao ar livre e projetos de formação de plateia.
Composta atualmente por mais de 70 músicos brasileiros e estrangeiros, a OSB contempla uma programação regular de concertos, apresentações especiais e ações educativas, além de um amplo projeto de responsabilidade social e democratização de acesso à cultura.
PROGRAMA:
Dia 13 de Janeiro:
ALMIR SATER – Sonhos Guaranis
Arranjo Alexandre Queiroz
Dia 14 de Janeiro:
MAURICIO DE OLIVEIRA – Ardiloso
Arranjo: Rafael Rocha
Dia 15 de Janeiro:
SALOMÃO HABIB – Cantiga de Penas
Arranjo Alexandre Queiroz
SERVIÇO:
OSB e Alunos do Programa Vale Música Serra, Belém e Instituto Moinho Cultural
Concerto Virtual
Dias 13, 14 e 15 de Janeiro, às 11h
Facebook – /orquestrasinfonicabrasileira
Youtube – /sinfonicabrasileira
Acesso gratuito
MAIS INFORMAÇÕES PARA IMPRENSA:
Érica Avelar
(21) 98119-4559 / 3596-7941
erica.avelar@gmail.com
Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com
See also