Stäng

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
2019-10-22

Culture

Centro Cultural Vale Maranhão lança registro inédito do bailado dos caboclos de pena do Bumba Meu Boi

Documentário e apresentações, nos dias 25 e 26/10, evidenciam a importância da dança na cultura popular maranhense

O documentário "Coreografias maranhenses: caboclo de pena" será apresentado ao público nos dias 25 e 26/10, às 19h30, no Centro Cultural Vale Maranhão (CCVM), em São Luís, no Maranhão. O curta-metragem traz um olhar contemporâneo sobre o bailado dos caboclos de pena, personagens que compõem o Bumba Meu Boi, reconhecido como Patrimônio Cultural do Brasil pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan). Logo após as exibições, os caboclos de pena que são personagens do documentário se apresentarão em espetáculos da dança.

Também conhecido como caboclo real ou peneiro, o caboclo de pena é figura emblemática do Bumba Meu Boi de sotaque de matraca, predominante nos quatro municípios da Ilha de São Luís e na cidade de Icatu. O documentário registra o encontro de homens e mulheres de diferentes gerações que têm, em comum, o fervor ao batuque das matracas. Roteiro e direção são assinados pela historiadora e curadora do CCVM, Paula Porta, pelo bailarino Calu Zabel e pelo arquiteto Gabriel Gutierrez.

Esta é a primeira produção cinematográfica do CCVM, patrocinado pela Vale através da Lei Federal de Incentivo à Cultura. Documentar este bailado, que é patrimônio cultural do Brasil, e celebrá-lo em uma ação dentro do Centro Cultural Vale Maranhão, com os caboclos dançarinos e suas famílias, é um reconhecimento à diversidade das expressões culturais do povo maranhense, e uma forma de compartilharmos essa produção artística com o Brasil e também com o mundo", afirma Hugo Barreto, Diretor de Sustentabilidade e Investimento Social da Vale.

 

Filme é oportunidade para apreciar detalhes da dança

"A apresentação de um Bumba Meu Boi é tão deslumbrante em seu conjunto que muitas vezes não conseguimos apreciar com a devida atenção cada um de seus elementos. A dança é destaque: são várias coreografias ou bailados simultâneos e cada sotaque tem suas particularidades e personagens. O que propomos é tirá-la do conjunto ou contexto para poder apreciá-la em detalhes - nesse sentido, é um olhar inédito", afirma Paula Porta.

A dança do caboclo de pena destaca-se pela liberdade de criação individual dos passos, pois cada bailante tem sua ginga e estilo e a idade não é limitadora. Os 29 bailantes escolhidos pela curadoria artística do projeto, realizada pelo bailarino Calu Zabel, têm idades entre 12 e 102 anos. O decano, Sr. Guará, natural de Icatu, faz as penas balançarem há 46 anos e não pensa em parar.

A indumentária grandiosa, composta de penas de ema coloridas, tão importante quanto a ginga de cada bailante, é um espetáculo visual à parte. Seu peso pode chegar a 30 quilos quando molhada pelo suor e pelo orvalho da madrugada. Alguns dos caboclos de pena reunidos no projeto são também artesãos de roupa de pena.

"O bailado do caboclo de pena se aprende pela experiência e se aprimora com o tempo. É maravilhoso ver caboclos de todas as idades, ver senhoras e senhores bailando, observar o refinamento e a sensibilidade desses corpos que já dançaram muito e que continuam dançando, apesar do vigor que essa personagem exige. Isso mostra a potência e a resistência que a dança traz para a vida de todos", observa Zabel.

 

Sobre o Centro Cultural Vale Maranhão

O CCVM compõe a rede de espaços culturais da Vale que tem como objetivo contribuir para democratizar o acesso à cultura e para a valorização e difusão do patrimônio cultural brasileiro. Os espaços culturais da Vale, localizados em quatro estados do país, refletem as identidades culturais locais e contribuem para divulgação e valorização da cultura regional através de ações integradas de circulação nacional do conteúdo artístico e cultural.

 

Serviço

Exibição do filme "Coreografias maranhenses: caboclo de pena" e apresentação Bailado do Caboclo de Pena

Quando: 25 e 26 de outubro de 2019, às 19h30

Duração: 1h10 (filme - 30 min; espetáculo - 40 min)

Onde: Centro Cultural Vale Maranhão (Av. Henrique Leal, 149 Praia Grande - São Luís)

Informações: (98) 3232-6363 / https://ccv-ma.org.br/

Entrada: gratuita, sujeita a lotação (130 lugares)

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda