Profissionais da área social participam de formação em Mangaratiba
recent-searches
Pikalinkit
•
Profissionais da área social participam de formação em Mangaratiba
Iniciativa da Fundação Vale fortalece rede de atendimento social na cidade
Profissionais da área de assistência social em Mangaratiba receberam formação por meio do projeto Fortalecer Proteção Social. A iniciativa é da Fundação Vale em parceria com o município e o Centro de Promoção da Saúde (Cedaps).
Ao todo, 151 assistentes sociais, psicólogos, gestores e outros profissionais que atuam na área social do município participaram das oficinas voltadas para melhoria da gestão e do atendimento de pessoas em situação de vulnerabilidade.
“O programa tem o objetivo de cooperar tecnicamente para o fortalecimento da rede de proteção social dos municípios. Ele atua de forma complementar ao Ciclo Saúde, outra iniciativa também realizada em Mangaratiba, na perspectiva de fomentar a atuação intersetorial, especialmente da saúde e da assistência social. O fortalecimento da atenção básica e articulação intersetorial para promoção da saúde e proteção social são as duas principais frentes de atuação da Fundação Vale e de seus parceiros em prol do fortalecimento da saúde pública nos municípios em que está presente”, diz Maykell Costa, gerente de Território da Fundação Vale.
Cabe destacar que em 2022, o Ciclo Saúde foi responsável pela doação de mais de 300 móveis e equipamentos para 12 Unidades Básicas de Saúde e capacitou 166 profissionais, beneficiando mais de 32 mil pessoas que utilizam o Sistema Único de Saúde (SUS).
Educadores participam do projeto Rotas e Redes Literárias em Itaguaí
A Fundação Vale também desenvolve projetos em Itaguaí. Atualmente, profissionais da rede municipal de educação de Itaguaí participam de um ciclo de formação por meio do projeto Rotas e Redes Literárias. A iniciativa da Fundação Vale em parceria com a Secretaria Municipal de Educação e Cultura ajuda a qualificar mais de 60 educadores em 62 escolas. Ao todo, estima-se que cerca de 19 mil estudantes serão beneficiados.
“O programa fomenta o acesso ao livro e à leitura por meio da ampliação do acervo literário das escolas e da formação de professores em mediação de leitura, além de aprimorar as salas e os cantinhos de leitura das escolas”, esclarece Maykell Costa, gerente de Território da Fundação Vale.
Entre os temas trabalhados na formação estão Poesia e Poemas; Contos e Narrativas Etnográficas; entre outros. O projeto teve início no município em 2019. Além da qualificação de educadores, foram doados 46 computadores e 10 mil itens, entre livros, baús e acessórios para equipar salas e cantinhos de leitura.
Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com
See also