Sulje

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno
27.5.2019

Dams

Vale atualiza informações sobre monitoramento 24h na mina Gongo Soco


A Vale informa que a Cava da Mina de Gongo Soco, em Barão de Cocais (MG), vem sendo monitorada 24 horas por dia de forma remota, com o uso de radar e estação robótica capazes de detectar movimentações milimétricas da estrutura, além de sobrevoos com drone. O vídeo-monitoramento é feito em tempo real pela sala de controle em Gongo Soco e no Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG) - quatro equipamentos estão localizados na sala de controle em Gongo Soco e outros dois no CMG.

De acordo com os dados atuais de monitoramento pelo radar instalado na cava, existe a possibilidade de deslizamento do talude norte da cava, que está localizada a 1,5 km da barragem Sul Superior. O monitoramento via radar e estação robótica nesta estrutura, porém, não traz evidência de processo de deformações na barragem.

Não há elementos técnicos até o momento para se afirmar que o eventual escorregamento do talude Norte da Cava da Mina Gongo Soco, paralisada desde 2016, desencadeará gatilho para a ruptura da Barragem Sul Superior. Mesmo assim, a Vale está reforçando o nível de alerta e prontidão para o caso extremo de rompimento. A barragem Sul Superior está em nível 3 desde 22 de março.

Divulgação do simulado 

A Vale tem mantido as comunidades locais informadas sobre a situação do talude da Mina Gongo Soco e iniciou a divulgação, por rádio local, sobre o simulado de emergência que acontece no sábado (18), às 15h, com moradores da Zona de Segurança Secundária (ZSS) de Barão de Cocais. A distribuição de informativos impressos (panfletagem) foi realizada  na tarde desta sexta-feira (17).

Mais informações sobre o simulado estão disponíveis aqui.

A Zona de Autossalvamento (ZAS) da barragem Sul Superior - comunidades de Piteiras, Socorro, Tabuleiro e Vila do Gongo - já havia sido evacuada preventivamente em 8 de fevereiro, totalizando 458 pessoas realocadas. Estas comunidades foram acolhidas em moradias provisórias alugadas pela Vale, hotéis, pousadas da região e casa de familiares, respeitando a vontade de cada um.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda