Close

Vale employee smiling in green landscape. She is wearing a green Vale
uniform, goggles, helmet and ear plugs. Visual wave artifact Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno
5/28/21

Business

Vale realiza teste do sistema de sirenes das barragens do Complexo Brucutu, em São Gonçalo do Rio Abaixo

A atividade é prevista no Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM) e visa assegurar o adequado funcionamento do sistema sonoro

Belo Horizonte, 28 de maio de 2021 - A Vale, com apoio das Defesas Civis estadual e municipal, realizará neste sábado (29), às 10h, o comissionamento do sistema de sirenes das barragens Sul, Dicão, B3 e Dique PDE 3, do Complexo Brucutu. O procedimento é preventivo e tem o objetivo de assegurar o adequado funcionamento dos equipamentos, em cumprimento à legislação vigente. A atividade faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM). Antes de seu início, será emitida uma mensagem reforçando que se trata de um teste.

O som poderá ser ouvido em maior intensidade nas áreas operacionais da empresa e em regiões próximas às estruturas. Como medida preventiva, durante a atividade a Polícia Rodoviária Estadual realizará, com o apoio da Vale, o bloqueio parcial e temporário da MG-129 (sentido Itabira, próximo ao Pré-moldados Tiquinha e depois do trevo de acesso à portaria Mina de Brucutu, sentido São Gonçalo do Rio Abaixo), da MG-381 (próximo à Chácara Velha e à entrada secundária de São Gonçalo do Rio Abaixo), do trevo de acesso principal à comunidade Una e da estrada de acesso de São Gonçalo do Rio Abaixo à Santa Bárbara, depois da portaria da Usina de Peti.

As autoridades competentes e a população vizinha às estruturas já foram informadas. Não é necessária nenhuma ação por parte dos moradores da região ou por quem escutar o sinal sonoro. Após este primeiro acionamento, a Vale manterá uma rotina mensal de testes de sirenes, a partir de junho, todo dia 13, às 10h, quando o som passará a ser de música instrumental.

As barragens da empresa passam por inspeções rotineiras de campo e são monitoradas permanentemente por uma série de instrumentos e pelo Centro de Monitoramento Geotécnico (CMG). Informações sobre as estruturas podem ser obtidas no site www.vale.com/esg. 

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda