Zárás

menu-img-alt vale-wave
Imagem de header interno Imagem de header interno

As Defesas Civis de Itabira e Santa Maria de Itabira, com o apoio da Vale, realizarão no dia 13 de abril (sábado), às 10h, o simulado de segurança de barragens das estruturas Alcindo Vieira, Borrachudo, Borrachudo II, Cemig I, Cemig II, Dique Quinzinho, Jirau, Piabas e Santana, localizadas em Itabira e Santa Maria de Itabira/MG. 

 O objetivo da atividade é orientar os moradores e pessoas que transitam pela ZAS (Zona de Autossalvamento) destas barragens sobre como proceder em caso de emergência com barragem de mineração.  

A atividade é preventiva e faz parte da implementação do Plano de Ação de Emergência para Barragens de Mineração (PAEBM).  

Na ocasião, as sirenes do sistema de emergência serão acionadas e poderão ser ouvidas em algumas comunidades de Itabira e Santa Maria de Itabira. Ao ouvirem o toque das sirenes, os moradores e os transeuntes deverão paralisar suas atividades e se deslocar até o ponto de encontro mais próximo, seguindo as rotas de fuga.  

No momento do exercício, para segurança dos participantes, haverá interdição temporária em algumas vias e rodovias da região por cerca de 1 hora. Confira a relação completa clicando aqui.

Reforçamos que não houve alteração no nível de segurança das barragens, que seguem monitoradas pelo Centro de Monitoramento Geotécnico Vale (CMG), além de passarem por inspeções de campo regularmente.  

Regiões e bairros que participarão do simulado: 

Itabira: Borrachudo, Monjolo da Carolina, Mandembo, Rocinha, Quintas da Rocinha, Padres, Gatos, São Pedro, Gaspar e Zona Rural. 

Santa Maria de Itabira: Gaspar, Flor do Vale, Morro do Vale, Córrego dos Lages, Cordeiros, Morro Queimado / Chácara, Piteiras, Soares e Zona Rural.