Fechar

Funcionária da Vale sorrindo em paisagem verde. Ela veste uniforme verde
da vale, oculos, capacete e protetores auriculares Artefato visual de onda Vale
Imagem de header interno Imagem de header interno
23/03/23

Sustentabilidade

Dia da Água é marcado por novo projeto do Instituto Tecnológico Vale (ITV)

No dia 22 de março é celebrado o Dia da Água. O ICMM (Conselho Internacional de Minerais e Metais Global), em parceria com a Vale, aproveita a data para falar sobre o projeto de pesquisa para melhor gestão da água do ITV (Monitoramento de Eventos Críticos em bacias de atuação da Vale). 


Ao longo de suas etapas, foram realizadas pesquisas em diferentes temas ligados a hidrologia fornecendo subsídios para melhor compreensão dos riscos relacionados à água em bacias hidrográficas de mineração. A Bacia do Rio Itacaiúnas (BHRI), que contém as minas da Vale no Norte do Brasil e está localizada no Arco do Desmatamento do Bioma Amazônia, é uma das áreas de estudo do projeto. 


A BHRI drena 41300 km² (uma área semelhante à Dinamarca ou Suíça) mas perdeu cerca de 50% de sua floresta natural desde 1980. Hoje, cerca de 1/3 de sua área corresponde a um mosaico de áreas protegidas, que são monitoradas pelo Instituto Brasileiro de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), com nosso apoio. As nossas operações utilizam cerca de 1% da área do mosaico. O setor de mineração é o principal usuário de água da bacia, atingindo 70% da estimativa de uso de água, seguido pela pecuária, uso doméstico e agrícola. Apesar disso, de uma forma geral, a disponibilidade hídrica atual da bacia é superior aos usos de água. Entretanto, devido às mudanças climáticas, espera-se mais chuvas torrenciais, enchentes e secas nos próximos anos. Estes eventos hidroclimáticos extremos podem causar conflitos no uso da água, sua escassez e impactos na infraestrutura e é por isso que se faz necessário entender como tais mudanças – incluindo no uso da terra - influenciam os recursos hídricos. Avaliar índice de escassez de água; a vulnerabilidade das nascentes; e mapear áreas inundadas na bacia para identificar as áreas mais vulneráveis fazem parte desse projeto do ITV.

Esse projeto está inserido na temática sobre Mitigação de Impactos Relacionados a Recursos Hídricos, fase Meio Ambiente da Gestão de Inovação e do Desenvolvimento Tecnológico. 

Para maiores informações, acesse aqui o arquivo

Lupa de pesquisa

Não encontrou o que buscava? Acesse nossa Central de Busca