Imagem de header interno Imagem de header interno
4/25/22

Environment

Fundo Vale quer mapear e fomentar negócios agroflorestais no Brasil

Objetivo é criar banco de projetos que possam ter potenciais sinergias com a estratégia de recuperar 100 mil hectares de florestas até 2030

O Fundo Vale, em parceria com a consultoria Palladium, abriu inscrições para iniciativas que desejam integrar o “Mapeamento de Negócios Agroflorestais do Brasil: Aproximação das iniciativas de arranjos produtivos escaláveis com o Fundo Vale”. O objetivo é encontrar empreendimentos que tenham potenciais sinergias com a estratégia da Vale e recuperar 100 mil hectares de florestas no Brasil até 2030. Os selecionados poderão compor o portifólio de novos negócios do Fundo, com possibilidades de aportes financeiros, acesso facilitado à rede de parcerias e suporte técnico para implementação dos negócios. Os interessados têm até a próxima sexta-feira, dia 29 de abril, para fazer suas inscrições. Mais detalhes Aqui

“A busca é por empreendimentos que se provem economicamente viáveis, com potencial de geração de créditos de carbono e que estejam preferencialmente em fase de expansão. Negócios em estágio de operação piloto ou início da validação comercial também serão considerados”, explica a diretora do Fundo Vale, Patrícia Daros.

Podem se inscrever negócios com impacto positivo em qualquer bioma brasileiro – com prioridade para a Amazônia – focados em recuperação de paisagens. Para fins de avaliação, serão considerados a utilização de práticas de manejo sustentável; a promoção de impacto socioeconômico positivo, por meio da geração de emprego e renda no campo, a recuperação da biodiversidade e sequestro de carbono; e a possibilidade de implantação de arranjos produtivos sustentáveis com capacidade de escala, como sistemas silviculturais, agroflorestais, consórcios e demais sistemas.

“Nossa ideia é fortalecer os negócios agroflorestais, dando visibilidade por meio do mapeamento e fomentando as melhores soluções de alto impacto positivo se somando ao portfólio atual de 5 negócios já investidos pelo Fundo Vale”, comenta o gestor do Fundo Vale, Gustavo Luz.

Atualmente o Fundo Vale fomenta cinco negócios agroflorestais dentro da carteira relacionada à meta florestal Vale: Belterra, Caaporã, Inocas, Bioenergia e Regenera. Juntos, esses negócios recuperaram por meio de modelos agroflorestais e silvipastoris mais de 6 mil hectares de área, numa etapa de teste de modelo. Além disso, o Fundo Vale tem apoiado há mais de 10 anos negócios que focam na recuperação de áreas e no uso sustentável da biodiversidade, como o Café Apuí, Manioca, Na Floresta e Coex Carajás, entre outros.

A Meta Florestal da Vale revê a proteção e recuperação de 500 mil hectares de áreas até 2030. Além da recuperação de 100 mil hectares, a empresa apoiará preservação de 400 mil hectares evitando o desmatamento de florestas existentes no país.

 

Media Relations Office - Vale
imprensa@vale.com

Lupa de pesquisa

Did not find what you were looking for? Access our Search Center 

Reparation

Our commitment to repairing the communities and people impacted by the B1 dam failure is constant. See the social, environmental and safety actions taken by Vale. 
Imagem placeholder Imagem placeholder Foto:
Onda